Jornal de Angola

Ghana em situação tremida defronta a Guiné-Bissau

As duas selecções lutam determinad­as pela conquista da segunda vaga qualificat­iva para os oitavos-de-final

- Matias Adriano | Ismailia

média. Ou seja, entre os melhores classifica­dos.

Entretanto, chega à última jornada em desvantage­m, em face de ter tropeçado diante dos Camarões, estando, por ora, obrigado a partilhar a carteira de aula de matemática com equipas como GuinéBissa­u e Benin, que em condições normais não são do seu campeonato.

O Ghana foi sempre uma das selecções mais poderosas de África, cuja classifica­ção se tem situado acima da média. Ou seja, entre os melhores classifica­dos

E adivinha-se uma forte disputa no jogo, uma vez a Guiné-Bissau ainda não ter jogado a toalha ao tapete, acreditand­o também na possibilid­ade de, com três pontos, ir à repescagem, embora seja aos nossos olhos uma hipótese bastante remota.

Não fosse o futebol propenso a surpresas que não fazem sequer lembrar o diabo, o Ghana podia não ter motivos para receios, sobretudo por ser muito mais equipa em relação à Guiné-Bissau. Mas, às vezes os pequenos crescem e assustam os grandes.

Camarões vai folgado

No outro jogo do grupo Camarões vai apenas confirmar a qualificaç­ão. De resto, já não tem motivo para inquietaçõ­es, salvo a necessidad­e de terminar à frente do grupo, o que em regra constituiu sempre a meta dos grandes.

Ainda assim, terá na mesma a necessidad­e de observar algumas cautelas, porque o adversário também tem sonhos. O Benin, que na jornada passada apareceu com bastante ousadia, anulando o Ghana, com quem empatou a dois golos, pode ser um verdadeiro enguiço.

Se na luta pela passagem de fase conseguiu, depois de um começo desastroso, tudo fazer para não voltar a claudicar, pode ser que venha a ter a mesma postura e complicar o jogo para os Camarões.

Aliás, os beninenses tal como muitas outras equipas na sua condição, acreditam que é possível somar os três pontos e continuar na prova, um pensamento justo, tendo em conta que estão na prova com objectivos. Com muita coisa por aclarar fecha, igualmente, hoje o Grupo C, onde era suposto que Camarões e Ghana, por serem os papões, resolveria­m as coisas a seu favor sem muitos apertos. As coisas não saíram como se previa, em face de alguma resistênci­a que souberam oferecer os outros integrante­s. Assim, à excepção dos “Leões Indomáveis” todas as outras equipas estão numa condição tremelica, que tanto podem chorar ou sorrir no desfecho da jornada, sendo que aguardam todas pelas matemática­s finais, que visam apurar os quatro melhores classifica­dos. Mas indo por partes, Ghana e Guiné-Bissau jogam hoje à noite, 20h00, em Suez, em partida que os “Black Stars”, à luz da sua estatura competitiv­a, têm como de vida ou de morte, pois depositam nele a esperança de evitar aquilo que pode entrar para o registo como o seu pior vexame. De resto, mesmo vivendo um longo jejum de títulos, o Ghana foi sempre uma das selecções mais poderosas de África, cuja classifica­ção se tem situado acima da

 ?? DR ?? Estrelas Negras hoje são obrigadas a demonstrar o estatuto de gigante africano
DR Estrelas Negras hoje são obrigadas a demonstrar o estatuto de gigante africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola