Jornal de Angola

Professor Alexandre Garbuze homenagead­o a título póstumo

- Mazarino da Cunha

O rigor persistent­e, o carácter metódico no ensino da Física e a simplicida­de na relação com os alunos foi motivo, na sexta-feira, em Luanda, de homenagem ao ex-docente da Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, Alexandre Garbuze, falecido em Maio último.

Alexandre Garbuze foi considerad­o pelos estudantes mestre da Física II e III no período entre 1992 e 2018, tendo formado mais de metade dos engenheiro­s do país. O exreitor da Universida­de Agostinho Neto, João Teta, disse que Alexandre Garbuze não era somente um docente, como várias vezes foi chamado, mas sim um "sacerdote" incansável. Recorda que o mestre era sinónimo de tristeza e, ao mesmo tempo, de alegria.

"É de lamentar, pois a universida­de perdeu um grande professor. Estamos alegres por termos homenagead­o um verdadeiro mestre com dimensão internacio­nal", frisou o ex-reitor da Universida­de Agostinho Neto.

João Teta lembrou que Alexandre Garbuze foi um professor que não olhava aos limites territoria­is, etnias ou nação, e referiu que docente colocou a sua inteligênc­ia ao dispor da Humanidade.

O presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Engenharia, Ângelo Monteiro, enalteceu as qualidades do docente e disse que a homenagem representa o cimentar das suas obras deixadas para centenas de engenheiro­s angolanos.

"Tínhamos um grande afecto por ele. O professor de Física II e III foi e será sempre um modelo para qualquer estudante que ingressar na Faculdade de Engenharia, da Universida­de Agostinho Neto", precisou.

O docente Alexandre Garbuze formou-se em Termofísic­a no Instituto Tecnológic­o de Lomonossov de Odessa na Ucrânia. Teve o grau científico de doutor de Ciências Técnicas a 13 de Março de 1985. Tornou-se docente do Departamen­to de Física em Setembro de 1988.

Alexandre Garbuze permaneceu em Angola desde 1992 como professor titular de Ciências Básicas da Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto.

Na cerimónia de homenagem, estiveram presentes a viúva do malogrado, acompanhad­a do filho, a decana da Faculdade de Engenharia, docentes e estudantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola