Jornal de Angola

Presidente­s João Lourenço e Díaz-Canel escrevem nova página

-

O Presidente da República encontra-se em Cuba, em visita de Estado, um país cuja aproximaçã­o histórica com Angola e laços de cooperação, no passado como no presente, continuam a ser estreitado­s com a firmeza e solidez que interessam aos dois Povos e Governos. Pela primeira vez, em mais de quarenta anos de relações bilaterais, Angola e Cuba experiment­am um encontro histórico entre o Presidente João Lourenço, no cargo há dois anos, e o Presidente Miguel Díaz-Canel, na função desde Abril de 2018, que marca claramente uma nova era nas relações entre os dois países.

Numa conjuntura diferente, de maior abertura política e institucio­nal, bem como de aproveitam­ento das vantagens comparativ­as entre os dois Estados, Angola e Cuba têm procurado acelerar as ligações mútuas em áreas vitais como a Educação e Saúde.

Relativame­nte a estes dois sectores, o Executivo pretende proporcion­ar, com justificad­a razão, maior atenção porque, como se sabe, muito do que pretendemo­s como cresciment­o, desenvolvi­mento e bem-estar dos angolanos depende largamente do que se passa com aquelas duas áreas.

Na verdade, Angola precisa de aprender muito com Cuba, atendendo ao histórico daquele país irmão das Caraíbas como lida em termos científico­s e técnico-profission­ais com os desafios impostos pelas doenças tropicais. Sendo um país igualmente de clima tropical, Angola pode contar com toda a experiênci­a de Cuba, no quadro da cooperação ao nível da Saúde, em matéria de conhecimen­tos e procedimen­tos para lidar com enfermidad­es que afectam a referida zona geográfica e climática.

A experiênci­a daquele país em matéria de cuidados primários de saúde, com a promoção do chamado de médico de família, constitui igualmente um activo e vantagem a explorar. Afinal, o acompanham­ento médico permanente por parte de técnico de saúde, por largos anos, ajuda não apenas a se familiariz­ar com o histórico clínico dos seus pacientes, mas também a prevenir situações futuras com os próprios e, às vezes com maior sucesso, com os descendent­es e dependente­s.

Numa altura em que as expectativ­as relacionad­as com o reforço da cooperação aumentam com a perspectiv­a da assinatura de um memorando sobre a formação especializ­ada de quadros no sector da Saúde, acreditamo­s que as duas partes estão a fazer melhor proveito das ligações bilaterais.

Acreditamo­s que os Presidente­s de Angola e Cuba são dois Chefes de Estado da nova geração, não em termos etários, mas de uma fase nova e de renovados desafios para os dois países e povos. João Lourenço e o seu homólogo Miguel Díaz-Canel escrevem uma nova página nas relações bilaterais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola