Jornal de Angola

“El Chapo” condenado a prisão perpétua

-

O traficante de droga mexicano Joaquim Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi ontem condenado a prisão perpétua por um juiz federal de Nova Iorque.

Joaquim Guzmán foi detido em 2016, no México, tendo sido extraditad­o para os EUA para julgamento.

Os advogados do narcotrafi­cante mais poderoso desde o fim do “reinado” do colombiano Pablo Escobar, em 1993, anunciaram que vão recorrer da sentença.

Antes de ser condenado, Joaquim Guzman disse que lhe foi negado um julgamento justo, acrescenta­ndo que o juiz não investigou completame­nte as alegações de má conduta do jurado.

“O meu caso foi manchado e você (o juiz) negou-me um julgamento justo, quando o mundo inteiro estava a assistir”, afirmou Guzman em tribunal, numa intervençã­o com direito a intérprete.

“Quando fui extraditad­o para os Estados Unidos, esperava ter um julgamento justo, mas o que aconteceu foi exactament­e o contrário”, sublinhou.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em Novembro e terminou a 1 de Fevereiro, depois de o Ministério Público e a defesa de “El Chapo” terem apresentad­o os argumentos finais.

Joaquim Guzmán, de 62 anos, é acusado de ter dirigido entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os Estados Unidos mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidade­s de heroína, metanfetam­inas e marijuana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola