Jornal de Angola

Presidente quer empenho em prol da imagem do país

Chefe de Estado deu posse a novos embaixador­es extraordin­ários e plenipoten­ciários e ao novo secretário de Estado da Cultura

-

O Presidente da República, João Lourenço, pediu ontem, em Luanda, aos novos embaixador­es angolanos para colocarem as suas experiênci­as ao serviço da Nação.

O Chefe de Estado deu posse ontem a novos embaixador­es extraordin­ários e plenipoten­ciários de Angola no Egipto, Nelson Cosme, na Hungria, José Filipe, e no Gabão, Lizeth Nawanga Satumbo Pena.

Na cerimónia de ontem, testemunha­da pelo VicePresid­ente da República, Bornito de Sousa, ministros de Estado, ministros e altos funcionári­os da Presidênci­a da República, o Estadista conferiu também posse a Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão como secretário de Estado da Cultura.

Foram ainda empossados Bartolomeu Nunes no cargo de director do Cerimonial do Presidente da República e Francisco João de Carvalho Neto como secretário para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, igualmente do Presidente da República.

Cooperação Sul-Sul

Em declaraçõe­s à imprensa, o embaixador designado para o Egipto, Nelson Cosme, indicou que, entre as prioridade­s, destaca o reforço da cooperação Sul-Sul, a promoção do investimen­to em Angola, principalm­ente nos domínios dos Desportos, Energia, Saúde e no desenvolvi­mento da agricultur­a em zonas áridas. O chefe da missão diplomátic­a angolana na Hungria, José Filipe, que durante cerca de 40 anos chefiou o Protocolo Cerimonial do Presidente da República, disse estar disponível para continuar a servir a Nação.

Lizeth Nawanga Satumbo Pena, embaixador­a no Gabão, valorizou a promoção da diplomacia económica angolana.

Incentivo à criação

O secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, apontou, entre as prioridade­s, o incentivo à criação, com particular atenção para a política do livro e da leitura pública.

O jurista indicou que o Ministério da Cultura está a consolidar o programa de apoio aos agentes culturais, para o fomento da criativida­de e da produção artística nacional. Para este ano, avançou, será revisto o papel das autoridade­s tradiciona­is e vai se concluir a discussão pública da Lei das Línguas de Angola, incluindo a portuguesa.

Aguinaldo Cristóvão sublinhou a necessidad­e do estabeleci­mentodeumi­nstrumento que confira dignidade e clarifique o entendimen­to sobre as línguas de Angola e que defina políticas para a promoção, fomento e incentivo à utilização das línguas nacionais, principalm­ente no ensino.

Rede de Biblioteca­s

O secretário de Estado informou que o Estado vai continuar a prestar atenção ao alargament­o da Rede de Biblioteca­s como infra-estruturas culturais que deverão estar ao dispor dos cidadãos no quadro da promoção do livro e da leitura.

A Rede de Biblioteca­s Públicas, que faz parte do Plano de Desenvolvi­mento Nacional, incluiu a construção de oito biblioteca­s, até 2022, estando metade delas já concluídas.

O secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Guedes da Costa, defendeu a necessidad­e de promoção dos livros, de modo a concluir o ciclo da produção e do consumo artístico.

Os responsáve­is foram nomeados por Despacho do Presidente da República, João Lourenço, na última segunda-feira.

Foram ainda empossados Bartolomeu Nunes no cargo de director do Cerimonial do Presidente da República e Francisco João de Carvalho Neto como secretário para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, igualmente do Presidente da República

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cerimónia de posse de diplomatas e auxiliar do Titular do Poder Executivo no Palácio
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Cerimónia de posse de diplomatas e auxiliar do Titular do Poder Executivo no Palácio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola