Jornal de Angola

Ataque contra hospital faz três vítimas mortais

-

Pelo menos três civis morreram e dez ficaram feridos num bombardeam­ento atribuído às tropas do marechal Khalifa Haftar contra um hospital no sul de Tripoli, capital líbia, anunciaram ontem fontes ligadas ao sector da segurança.

Segundo um responsáve­l de uma operação militar ligada ao Governo reconhecid­o pelas Nações Unidas (ONU), citado pela agência de notícias Efe, vários projécteis atingiram o interior do hospital de Sawani, uma das aldeias na área metropolit­ana ao sul da capital.

“A maior parte das vítimas, incluindo os três mortos, são membros da equipa médica do centro hospitalar”, indicou a mesma fonte, sem adiantar mais detalhes. A situação na Líbia, país imerso num caos político e de falta de segurança desde a queda do Governo de Muammar Kadhafi e devido a divisões e lutas de influência entre milícias e tribos, agravouse recentemen­te.

Na segunda-feira, fontes militares do Governo de Acordo Nacional (GNA), com sede em Tripoli, alertaram que o marechal Khalifa Haftar instalou novas unidades na pequena cidade de Wadi Marsit, aparenteme­nte com a intenção de recuperar o controlo da cidade de Gharyan, localizada 75 quilómetro­s a sul de Tripoli e chave para um eventual ataque à capital.

O Exército Nacional da Líbia (LNA), milícia liderada pelo marechal, pediu, por sua parte, aos civis que se afastassem das zonas de concentraç­ão de forças leais ao Governo, em particular nas áreas de Salah Eddin e Al Hadaba, próximas de Gharyan e do eixo sul que leva à capital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola