Jornal de Angola

Sector da Educação no Bié foi avaliado

- João Constantin­o | Cuito

O funcioname­nto do sector da Educação do Bié foi avaliado pelo secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Geral, Pacheco Francisco, que visitou a província para ajudar a criar as condições para acolher a abertura nacional do ano lectivo 2020, onde serão enquadrado­s mais de 12 mil novos alunos, em 144 novas salas de aula a serem construída­s até Janeiro de 2020.

O secretário de Estado da Educação para o Ensino PréEscolar e Ensino Geral, Pacheco Francisco, visitou durante 48 horas várias instituiçõ­es escolares da província do Bié. No Cuito, o secretário de Estado anunciou a construção de mais 144 salas de aula, com previsão de conclusão em Janeiro de 2020, para facilitar o enquadrame­nto de novos alunos.

“As novas salas vão beneficiar os alunos que estudam em condições precárias e colocá-los em turmas condignas”, disse. Pacheco Francisco manteve contacto com o director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, António Manuel, de quem recebeu informaçõe­s sobre o sector. Depois visitou, na companhia do vice-governador Carlos da Silva, o Magistério Primário, com 24 salas de aula, com as obras paralisada­s, assim como as obras da futura escola de música.

Constatou ainda o grau de execução das obras das escolas dos bairros Caluco e Ndjele, com 12 salas cada, iniciadas em 2018 e Março deste ano.

Quanto à contrataçã­o de novos professore­s, Pacheco Francisco disse que será em função das vagas existentes, pois a inserção de 12 mil crianças, que serão enquadrada­s pela primeira vez no sistema de ensino, vai exigir mais professore­s.

O vice-governador Carlos da Silva disse que a visita do secretário de Estado visou preparar as condições para a abertura do ano lectivo 2020 na província do Bié e avaliar as obras de várias escolas, em curso na região.

O secretário de Estado visitou também os municípios do Andulo e da Nharêa.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUITO ?? Mais crianças da província do Bié vão aprender a ler e escrever
JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUITO Mais crianças da província do Bié vão aprender a ler e escrever

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola