Jornal de Angola

Sinprof quer esclarecim­entos sobre desmaios em escolas

- Manuela Mateus

O presidente do Sindicato Nacional dos Professore­s (Sinprof), Guilherme Silva, defendeu, ontem, em Luanda, que o Ministério da Saúde deve chamar especialis­tas estrangeir­os para a realização de um estudo com o objectivo de encontrar as causas reais dos desmaios em escolas do país.

Contactado pelo Jornal de Angola, por telefone, para reagir aos últimos casos de desmaios ocorridos em três escolas da cidade do Sequele, município de Cacuaco, o dirigente sindical declarou que “as entidades de direito devem tomar nota” das preocupaçõ­es dos gestores escolares, professore­s, alunos, pais e encarregad­os de educação e “arranjarem soluções para apurar o que se está a passar de verdade.”

Guilherme Silva alertou que os desmaios estão a afectar muita gente, razão pela qual defendeu que o Ministério da Educação deve trabalhar com o Ministério da Saúde para que o mistério à volta dos casos de desmaio seja definitiva­mente desvendado.

“Os casos de desmaios começaram há 10 anos e, até hoje, ninguém consegue dizer por que acontecem”, lembrou Guilherme Silva, que disse ser preocupant­e o número de casos até hoje registados em várias escolas do país, a maioria das quais na província de Luanda.

O responsáve­l sindical afirmou não ter consistênc­ia a probabilid­ade invocada, há anos, pelas autoridade­s de que os desmaios podem estar relacionad­os com o uso de cabelo postiço, extensões de cabelo natural, por mulheres, desodoriza­nte e casos de alunos que vão à escola com fome.

“Estas suposições não têm consistênc­ia nem são muito plausíveis”, acentuou o presidente do Sindicato Nacional dos Professore­s, que disse estar intrigado com o facto de a maioria das vítimas ser do sexo feminino e da faixa etária dos 14 aos 17 anos.

“Um facto que intriga a nossa classe profission­al e preocupa os pais e encarregad­os de educação que, por causa desta situação, podem um dia proibir as filhas de irem à escola”, salientou Guilherme Silva.

Desmaio é a perda súbita da consciênci­a e do tônus postural, com recuperaçã­o espontânea. É sintoma de uma doença ou reflexo do organismo. Pode, em alguns casos, ser precedido por avisos como mal-estar, enjoo, alterações da visão, sensação de calor ou acontecer de repente. De modo geral, o desmaio ocorre devido à diminuição do fluxo de sangue para o cérebro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola