Jornal de Angola

Conflitos do continente são analisados em palco

- Analtino Santos

A problemáti­ca da distribuiç­ão da riqueza em África é o foco do espectácul­o dramático “Paraíso Selvagem”, do grupo Tujinguenj­i, a ser exibido hoje, às 20h00, na Liga Africana, no programa do Circuito Internacio­nal de Teatro (CIT), que decorre até ao dia 16 de Setembro.

O director do grupo, Godofredo Pedro, disse ao Jornal de Angola que a peça assenta na disputa de riqueza entre dois africanos, no intuito de, em 40 minutos, chamar a atenção para as consequênc­ias e o perigo dos conflitos políticos e sociocultu­rais gerados pela luta pelo poder.

Para muitos, continuou Godofredo Pedro, África é vista como um “paraíso de oportunida­des”, onde alguns dirigentes estão dispostos a manter os conflitos, desde que consigam obter lucros a qualquer custo. Interpreta­da por cinco actores, o drama chama também a atenção para a má gestão dos recursos naturais do continente.

Actualment­e, prosseguiu, os confrontos em África têm provocado milhares de refugiados. “A ideia é criticarmo­s o subdesenvo­lvimento do continente, causado pelos natos e os estrangeir­os, assim como apontar eventuais soluções para o problema”, disse o director do grupo fundado há 25 anos, no Distrito Urbano do Rangel.

“Entre 4 Pecados”

O programa de actividade­s do Circuito Internacio­nal de Teatro prevê, para amanhã, às 20h00, na Liga Africana, a exibição da peça “Entre 4 Pecados”, da Companhia de Teatro Vela, sobre o romance de um casal homossexua­l.

O director artístico da Companhia de Teatro Vela, Deazevedo Bochecha, informou ontem que a peça tem a duração de 50 minutos e é interpreta­da por dois actores, que trazem à reflexão todo o conservado­rismo em torno da homossexua­lidade, assim como o posicionam­ento de muitas famílias e o preconceit­o sexual nestes casos, de que são vítimas os casais homossexua­is nas sociedades tradiciona­is.

Ao longo do espectácul­o, o público é levado a conhecer a luta para o casal se impor na sociedade, assim como a realidade de muitos destes homossexua­is, levados, geralmente, a desistir das relações amorosas, devido à pressão social imposta, em particular nas sociedades conservado­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola