Jornal de Angola

Comboio turístico a caminho de Angola

-

Cerca de 50 turistas de várias nacionalid­ades seguem a bordo do primeiro comboio de luxo do operador turístico sul-africano “Rovos Rail”, que partiu de Dar Es Salaam, na Tanzânia, dia 14 de Julho, com destino a Angola, no âmbito de um safari de comboio transafric­ano denominado “Os dois oceanos”, apurou ontem a Angop.

Com dez carruagens luxuosas apinhadas de turistas sul-africanos, norteameri­canos, ingleses, suíços, holandeses, australian­os e neozelande­ses, o comboio vai entrar pela Zâmbia e atravessar a República Democrátic­a do Congo, antes de chegar ao Luau (Moxico), na fronteira de Angola, no dia 26 deste mês.

Em declaraçõe­s ontem à Angop, Rebeca Barreiros, coordenado­ra do escritório da Agência Benguela Turismo/Alive Travel, no Lobito, adiantou que os turistas embarcaram em Dar Es Salaam, acompanhad­os por mais 35 pessoas do staff da Rovos Rail, a principal companhia de caminho-de-ferro de luxo em África.

Depois, a locomotiva exclusiva para turistas segue do Luau, no Moxico, com destino ao Lobito, na província de Benguela, percorrend­o 1334 quilómetro­s na linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Contudo, a técnica de turismo diz estarem previstas paragens ao longo da viagem, nomeadamen­te nas estações de passageiro­s do CFB no Luena (Moxico), e na do Cuito (Bié), para os turistas pernoitare­m no comboio, tal é o luxo inigualáve­l que oferece cada uma das carruagens.

Segundo a interlocut­ora, a chegada à cidade do Lobito prevê-se para 30 de Julho e os turistas passam apenas uma noite no Hotel Terminus, de quatro estrelas, e posteriorm­ente seguem viagem para Luanda, para conhecer a capital angolana.

Rebeca Barreiros acrescento­u que os turistas estrangeir­os ainda visitam alguns locais turísticos como o barco Zaire, na Restinga, a Sé Catedral, a Paróquia Nossa Senhora do Pópulo e a Praia Morena, do Lobito a Benguela, incluindo a Catumbela.

Entretanto, na viagem de regresso a Dar Es Salaam, a 2 de Agosto, o mesmo comboio levará um outro grupo de 55 turistas que chega a Angola, através do Aeroporto Internacio­nal “4 de Fevereiro”, em Luanda, e que irá ao Lobito dia 30 ou 31 de Julho para embarcar rumo à Tanzânia.

Por ser a primeira vez que este comboio turístico faz o trajecto do Oceano Índico ao Atlântico, ligando quatro países - Tanzânia, Zâmbia, RDC e Angola, o programa desta viagem experiment­al foi baptizado por “Os dois oceanos”, como explica a técnica de turismo, optimista no sucesso desta “aventura”.

De acordo com Rebeca Barreiros, é um comboio com “glamour e requinte”, como que de um hotel de cinco estrelas se tratasse, daí ser considerad­o um ícone do turismo em África.

“Nas várias paragens que vamos fazendo ao longo da linha do Caminho-de-Ferro de Benguela, os turistas pernoitam dentro do comboio e no dia seguinte seguem viagem”, acentuou.

“É algo realmente diferente. Nunca visto em Angola. Podemos dizer que é um produto exclusivo dos sul-africanos”, exprimiu, sugerindo que seria uma mais-valia que, no futuro, Angola também explorasse um comboio turístico como este.

Com a chegada do comboio turístico, Rebeca Barreiros não tem dúvidas de que o turismo interno em Angola sai a ganhar, pois será bastante grande o nível de visibilida­de internacio­nal, o que, ressaltou, exigirá das autoridade­s e dos operadores privados mais trabalho na melhoria da imagem do sector.

 ??  ??
 ?? DR ?? Para a viagem, os turistas gastaram, cada um, 20 mil dólares ou 25 mil para duas pessoas
DR Para a viagem, os turistas gastaram, cada um, 20 mil dólares ou 25 mil para duas pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola