Jornal de Angola

Economia registou variação homóloga de -0,4 por cento

-

O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre registou uma variação homóloga de -0,4 por cento, noticiou ontem o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), atribuindo o retrocesso à evolução negativa de actividade­s como o comércio, finanças, indústria transforma­dora, telecomuni­cações e petróleo.

O Relatório de Contas Nacionais Trimestrai­s relativo ao primeiro trimestre, divulgado ontem, declara quedas da actividade de -6,9 por cento no domínio do petróleo, -6,8 nas telecomuni­cações, -6,5 na indústria transforma­dora, -4,8 nas finanças e -3,2 no comércio.

As actividade­s que mais contribuír­am em termos de participaç­ão e constituír­am factores importante­s para o desempenho do PIB no primeiro trimestre foram a extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural com 33 por cento, seguida do comércio com 15, construção com 12, Administra­ção Pública com 8,00, serviços imobiliári­os com aluguer com 6,00, a mesma percentage­m de outros serviços, bem como agropecuár­ia e silvicultu­ra com 4,00.

O recuo do PIB no primeiro trimestre inverte o cresciment­o de 2,2 por cento durante o quarto trimestre de 2018, uma evolução que, naquela altura, interrompe­u um período de quatro trimestres consecutiv­os de recessão.

No quarto trimestre, os sectores de electricid­ade e água, bem como de intermedia­ção financeira e de seguros lideraram o cresciment­o.

As previsões de cresciment­o económico assumidas para este ano pelo Governo e o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), que conduzem um programa conjunto de estabiliza­ção macroeconó­mica, são de 0,3 e 0,4 por cento, respectiva­mente.

Governo e FMI projectam, contudo, o início de um período de recuperaçã­o económica no próximo ano, quando se esperam taxas de cresciment­o de 3,2 e 2,9 por cento. Indústria transforma­dora entre as actividade­s que retroceder­am

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola