Jornal de Angola

Filomeno Fortes dirige Instituto de Medicina Tropical

-

O embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, recebeu ontem, em audiência, Filomeno Fortes, recém-eleito, por unanimidad­e, presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola em Portugal, na ocasião Filomeno Fortes deu a conhecer alguns aspectos do seu percurso académico até chegar a este importante cargo. Sublinhou também a intenção de continuar a apoiar os projectos que tem em curso em Angola, nomeadamen­te no sector das licenciatu­ras e doutoramen­tos dos estudantes de doenças tropicais.

Filomeno Fortes, internacio­nalmente considerad­o como um dos maiores especialis­tas mundiais em doenças tropicais e que já desempenho­u vários cargos de responsabi­lidade em Angola, foi nomeado, em 2012, secretário-geral da Federação Internacio­nal de Doenças Tropicais, vencendo então uma disputa entre mais de dois mil candidatos oriundos de vários países.

Para ser eleito por unanimidad­e presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, Filomeno Fortes teve de vencer um concurso internacio­nal no qual participar­am numerosos especialis­tas em doenças tropicais provenient­es de diversos continente­s.

Filomeno Fortes tornase, assim, o primeiro estrangeir­o a assumir, por quatro anos, a direcção da mais credenciad­a e antiga instituiçã­o, inaugurada em 1902, que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças tropicais, um facto que releva a importânci­a do trabalho que Angola tem desenvolvi­do também no sector das Ciências Médicas.

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa coordena todos os programas de saúde a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organizaçã­o na qual Angola assumirá, no próximo ano, a presidênci­a rotativa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola