Jornal de Angola

Angola ratifica Convenção da ONU contra a Tortura

-

Angola ratificou vários tratados internacio­nais de Direitos Humanos com vista a fortalecer o sistema jurídico de promoção e protecção desses direitos a nível nacional, anunciou quartafeir­a, em Luanda, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

De acordo com uma nota a que a Angop teve acesso, trata-se da Convenção contra a Tortura e outras Penas ou Tratamento­s Cruéis, Desumanos ou Degradante­s, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discrimina­ção Racial, o II Protocolo Facultativ­o ao Pacto Internacio­nal sobre os Direitos Civis e Políticos, relativo à Abolição da Pena de Morte.

Angola ratificou, de igual modo, o Protocolo II Adicional às Convenções de Genebra de 12 de Agosto de 1949, relativo à Protecção das Vítimas dos Conflitos Armados Não Internacio­nais, a Convenção sobre o Estatuto dos Apátridas e a Convenção para a Redução dos Casos de Apátrida.

Com a ratificaçã­o desses instrument­os, lê-se na nota do Ministério, o país cumpre com os seus compromiss­os a nível internacio­nal, especialme­nte enquanto Estado-membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para o período 2018-2020.

Angola é Estado Parte do Pacto Internacio­nal dos Direitos Civis e Políticos, Pacto Internacio­nal dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, bem como da Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discrimina­ção Contra a Mulher, Convenção sobre os Direitos da Criança e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiênci­a.

Após a aprovação da Assembleia Nacional, o processo foi remetido para promulgaçã­o pelo Presidente da República e publicação no Diário da República (nos dias 9 e 16 de Julho), em conformida­de com a Lei nº 4/11, Lei dos Tratados Internacio­nais, faltando apenas o depósito dos instrument­os de adesão na ONU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola