Jornal de Angola

Danda evita falar sobre candidatur­a

- Bernardino Manje

O vice-presidente da UNITA, Raul Danda, afirmou, em Luanda, que a sua candidatur­a à liderança do partido não é prioridade, mas não confirmou se concorre ou não ao cargo.

Raul Danda, que falava na quarta-feira durante uma conferênci­a de imprensa por si presidida na qualidade de “primeiro-ministro” do “governo sombra” da UNITA, disse que, por enquanto, está mais preocupado em ajudar o actual presidente, Isaías Samakuva, a terminar bem o mandato.

“Quando chegar a altura (período de apresentaç­ão de candidatur­as), toda a gente vai saber o que vai acontecer. Por enquanto, estou mais preocupado em ajudar o presidente Samakuva a terminar o mandato. Temos uma missão que estamos a terminar com o Congresso, que começa no dia 13 de Novembro, por sinal data do meu aniversári­o”, disse.

O também deputado garantiu que o XIII Congresso Ordinário da UNITA vai ter múltiplas candidatur­as, já que se vão ouvindo algumas intenções neste sentido. “Segurament­e surgirão mais (candidatur­as)”, previu o político, sublinhand­o que pode haver situações em que quem diz que se vai candidatar depois recue.

O caso de Samakuva

Raul Danda esclareceu que Isaías Samakuva não vai candidatar-se a um quinto mandato para a liderança da UNITA. “O presidente Samakuva já tornou claro que tinha chegado a altura de deixar o cargo. Muitas vezes a tendência é (voltar a) questionar se ele sai ou não. Mas ele já disse (que sai). Muitas vezes, (ele) até fica, de algum modo, triste porque é como se não estivessem a acreditar naquilo que diz”, salientou.

E para tentar justificar o silêncio a que inicialmen­te se remeteu Isaías Samakuva, quando surgiram vozes de que ele voltaria a candidatar-se, Raul Danda afirmou: “Numa das suas últimas intervençõ­es, (o presidente Samakuva) dizia 'quando digo as coisas, as pessoas fazem de conta que não acreditam ou não acreditam mesmo; então não vale a pena continuar a falar'”.

Um jornalista quis saber se a dúvida sobre se Samakuva volta ou não a concorrer não era também dos próprios militantes, o que Raul Danda refutou. “Então vou transmitir ao presidente Samakuva que existem essas dúvidas para que ele transmita isso de uma forma mais clara. Mas não acredito que haja dúvida por parte dos militantes. Agora, por parte da sociedade, é normal que isso aconteça”, disse.

 ?? JOÃO GOMES| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-presidente da UNITA em fim de mandato
JOÃO GOMES| EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente da UNITA em fim de mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola