Jornal de Angola

Tribunal de Cabo Delgado condena nove estrangeir­os

-

O Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, condenou nove cidadãos estrangeir­os a 16 anos de prisão, por envolvimen­to nos ataques armados que se têm registado na região, disse ontem à Lusa uma fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, os nove arguidos foram condenados por crimes de associação para delinquir, conspiraçã­o contra a organizaçã­o do Estado, instigação ou provocação para desobediên­cia colectiva e atentado à ordem pública.

Trata-se de cidadãos de nacionalid­ade burundesa e tanzaniana, que fazem parte do quarto processo instaurado na sequência da violência armada em alguns distritos de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017.

O tribunal absolveu três arguidos, incluindo uma mulher e dois tanzaniano­s, por não ter sido provado o seu envolvimen­to nos ataques armados. A justiça instaurou ainda um processo autónomo para outros cinco por não estar concluída a produção de provas. Fonte ligada ao processo disse à Lusa que não ficaram provados o cometiment­o de crimes hediondos e porte de armas de fogo, que haviam sido imputados pelo Ministério Público.

A província de Cabo Delgado, palco de uma intensa actividade de multinacio­nais petrolífer­as que se preparam para extrair gás natural, tem sido alvo de ataques de homens armados desde Outubro de 2017, que causaram a morte de cerca de 200 pessoas, entre residentes, supostos agressores e elementos das forças de segurança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola