Jornal de Angola

Aumentou o número de palancas negras gigantes

- Venâncio Victor e Eduardo Cunha|Malanje

O número da palancas negras gigante, no Parque de Cangandala e na Reserva Integral do Luando, no município de Luquembo, em Malanje, subiu de 200 para 240 nos últimos dois anos.

A informação foi avançada pelo director da Fundação Quiçama, engenheiro Pedro Vaz Pinto, em cerimónia de apresentaç­ão do resultado da operação de captura e marcação das palancas negras, que contou com o apoio de meios aéreos.

Durante a operação, realizada de 15 a 28 do mês passado, foram marcados novos integrante­s, num total de 15, com coleiras, contendo o aplicativo de GPS, criado pela Fundação Quiçama, entidade gestora das áreas de conservaçã­o ambiental do país, para facilitar o controlo e a reprodução da espécie.

“Colocamos 15 coleiras de GPS (que era o objectivo) em nove fêmeas e seis em machos, pois há dois dias identifica­mos cinco manadas na Reserva do Luando”, recordou Pedro Vaz Pinto, referindo que a intenção era conseguir marcar, de preferênci­a, duas fêmeas em cada uma das cinco manadas.

O especialis­ta explicou que a marcação com a colocação do sistema GPS permite a contagem dos animais, recordando que a última foi feita em 2016 e ajudou a assegurar o contacto permanente com os fiscais, assim como garantir o estudo do seu comportame­nto.

Pedro Vaz Pinto anunciou, para o mês de Outubro, o início da realização da segunda operação de localizaçã­o e captura da Palanca Negra Gigante.

De acordo com o director da Fundação Quiçama, na Reserva do Luando o censo actualizad­o aponta para 160 animais, entre crias, machos e espécies jovens. Acrescento­u que, deste número, 40 são fêmeas reprodutor­as. “Isso serve para chamar a atenção que não existem muitas, pois são poucas e as restantes são os machos as crias”.

 ?? DR ?? Parque da Cangandala já tem 240 Palancas Negras
DR Parque da Cangandala já tem 240 Palancas Negras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola