Jornal de Angola

Estudantes mostram mais interesse pela literatura

Biblioteca da União dos Escritores Angolanos registou um número maior de visitantes em relação ao último semestre do ano passado

- Mário Cohen

Os estudantes continuam a ser os principais visitantes da biblioteca da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, o que demonstra, para o coordenado­r de projectos da instituiçã­o, o crescente interesse deles pelos livros.

Pombal Maria informou, ontem, em Luanda, que, no primeiro semestre deste ano, um total de 6.602 estudantes, entre universitá­rios e de escolas do ensino geral, com idades dos 14 aos 45, visitou a biblioteca da UEA. Os estudantes, disse ao Jornal de Angola, procuram mais clássicos da literatura angolana, com o intuito de aumentarem o conhecimen­to sobre determinad­os autores. Alguns, continuou, são mais curiosos e procuram saber quais os títulos que a UEA já publicou.

Entre as instituiçõ­es que mais estudantes levam a visitar a biblioteca da UEA, o destaque vai para a Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced), o Instituto de Ciências Religiosas (Icra) e escolas do II ciclo de ensino, como Juventude e Luta, Ngola Kiluanje e Ngola Kanine.

Os títulos mais consultado­s são as antologias da literatura angolana, algumas obras de estudo como o “Roteiro da Literatura Angolana”, de Carlos Ervedosa, ou “Apologia de Kalitangi”, de Luís Kandjimbo. Quanto aos autores de livros para crianças, os mais consultado­s são Maria Eugénia Neto, Maria Celestina Fernandes, Cremilda de Lima, Maria João Chipalavel­a, Marta Santos e Amélia da Lomba.

A lista de consultas dos estudantes, muitos deles em fim de curso e outros a trabalhare­m na defesa das suas teses, inclui ainda autores como João Tala, Lopito Feijoó, José Luís Mendonça, Jacinto de Lemos e Paula Tavares.

A biblioteca da união tem 5.695 títulos de literatura, de autores nacionais, além de livros de ciências e sobre temas diversific­ados. A biblioteca, disse, existe desde a fundação da UEA e está aberta todos os dias úteis da semana.

“É uma das mais consultada­s e os dados mostram que houve um aumento no número de alunos de 5 por cento, em relação ao último semestre do ano passado”, acrescento­u Pombal Maria.

A nova direcção da União dos Escritores Angolanos (UEA), realçou, pretende trabalhar para o enriquecim­ento da biblioteca de maneira a criar condições para os estudantes encontrare­m as informaçõe­s que procuram para os trabalhos de pesquisa ou teses.

“O acervo da biblioteca não é limitado apenas à actual produçãoli­terárianac­ional.Hálivros da década de 1960 e esses são os mais solicitado­s”, concluiu.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alunos têm procurado o espaço em busca de títulos para os trabalhos de investigaç­ão
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Alunos têm procurado o espaço em busca de títulos para os trabalhos de investigaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola