Jornal de Angola

Selecção feminina joga amanhã torneio em Dakar

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebo­l disputa a partir de amanhã, em Dakar, o Torneio Internacio­nal, ao lado das suas similares do Senegal (anfitriã), Costa do Marfim e Tunísia, na antecâmara ao Afrobasket’2019, a decorrer naquela cidade, de 10 a 19 do corrente.

O grupo, às ordens do selecciona­dor Apolinário Paquete, seguiu viagem ontem para o palco da competição confiante numa boa prestação, apesar de esperar por dificuldad­es no quadrangul­ar que antecede o africano da bola ao cesto.

“O torneio vai servir como último teste depois das três semanas de preparação em Luanda, onde realizámos jogos de controlo. Por outro lado, vai aferir o nosso estado de prontidão para o Afrobasket. Por ser qualificat­ivo aos Jogos Olímpicos de Tókio’2020, muitas selecções vão aparecer com as suas melhores jogadoras”, antevê o treinador. A meta passa por fazer uma “boa estreia” no torneio e motivar as jogadoras para os próximos desafios. Apolinário Paquete garante prontidão para mais uma empreitada continenta­l e espera que não surjam contratemp­os de última hora.

“Depois do torneio, vamos ter cinco dias para limar as últimas arestas. Espero que até lá, a selecção esteja no pico da forma desportiva de modo a abordar o primeiro jogo com alguma tranquilid­ade.

Italee Lucas, Fineza Eusébio, Regina Pequeno, Elizabeth Mateus, Felizarda Jorge, Aléxia Dizeco, Rosemira Daniel, Avelina Peso, Ngiendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Tomás Macuto e Cristina Matiquite fazem parte das convocadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola