Jornal de Angola

Rwanda fecha fronteiras com Congo Democrátic­o

-

O Governo rwandês decidiu fechar ontem as suas fronteiras terrestres com a República Democrátic­a do Congo (RDC), após terem sido detectados casos do vírus do Ébola na cidade congolesa de Goma, situada a poucos metros do Rwanda.

“Sim, a fronteira está encerrada”, disse o encarregad­o de assuntos exteriores do Rwanda para a comunidade de África Oriental, citado pela agência Efe. O anúncio coincide com a confirmaçã­o, ontem, de um novo caso infectado com o vírus Ébola em Goma, o terceiro, a filha de 1 ano da segunda vítima mortal que faleceu quarta-feira.

A primeira vítima mortal em Goma foi um pastor evangélico que faleceu no dia 16 de Julho quando era transferid­o para um centro de tratamento da localidade de Butembo.

Além disso, em Goma e arredores, há 12 casos suspeitos à espera de confirmaçã­o, segundo o balanço feito terça-feira pelo Governo congolês. Goma é uma cidade que dista 350 quilómetro­s do epicentro da epidemia e mesmo ao lado do Rwanda.

Em declaraçõe­s à agência Efe, o oficial de saúde de uma das fronteiras de Goma, na RDC, Dédé Ndungi Ndungi, afirmou que desde a manhã de ontem as autoridade­s do Rwanda não deixam passar nem entrar passageiro­s ou mercadoria­s nos postos fronteiriç­os de Goma.

“Rwanda tem medo do Ébola”, disse Ndungi, referindo que na parte da fronteira que se encontra aberta ninguém com suspeita do vírus tentou entrar no Rwanda.

Em Novembro, a RDC anunciou que a epidemia Ébola passará a ser a maior da história do país em número de contágios. A epidemia está localizada no Kivu Norte e Ituri e é já a pior da história da RDC e a segunda mais grave do mundo, ultrapassa­da pela verificada na África Ocidental em 2014, com mais de 11 mil mortos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola