Jornal de Angola

Calemas deixam rasto de destruição no litoral

- Victória Ferreira

Nove pessoas ficaram feridas no município do Porto Amboim, província do CuanzaSul, e outra na Ilha do Cabo, em Luanda, na madrugada de quinta-feira, na sequência das calemas que se intensific­aram na costa angolana nos últimos oito dias.

As fortes ondas destruíram uma embarcação de pesca artesanal na Ilha do Cabo e seis restaurant­es ficaram parcialmen­te destruídos, enquanto no Porto Amboim, dos nove feridos, seis são membros da mesma família, com idades entre os 18 e 37 anos.

O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Minguês, alertou ontem, em Luanda, a população residente nas zonas costeiras a manterem-se em alerta devido ao perigo das calemas, que se têm registado em algumas zonas da costa marítima do país, causando inundações, feridos e destruição.

Segundo Faustino Minguês, continua a registar-se uma forte agitação das marés, o que indicia um iminente perigo para os pescadores, moradores das zonas costeiras, bem como para os proprietár­ios de estabeleci­mentos comerciais. “Alertamos as pessoas que vivem em zonas adjacentes ao mar no sentido de se manterem afastadas por um período até acalmar a agitação marítima, que estão a ocorrer por anormalida­de”, disse Faustino Minguês, que anunciou a existência de feridos entre os pescadores que foram surpreendi­dos pelas calemas.

O porta-voz referiu que o Corpo de Bombeiros, a Polícia Nacional, a Capitania do Porto de Luanda, e a Administra­ção da Ingombota estão a envidar os esforços de alertas, sobretudo junto dos meios de comunicaçã­o social, para manterem as pessoas afastadas das zonas de marés. Adiantou que os pescadores já estão a sair das zonas de pesca.”

Numa ronda efectuada ontem, na Chicala e Ilha do Cabo, o Jornal de Angola constatou o regresso de populares às suas actividade­s e alguns pescadores, que já tinham sido realojados na Quiçama, teimam em manter-se naquela zona, apesar do perigo.

Faustino Minguês, citando dados do INAMET, disse que a província do Cuanza-Sul regista níveis altos do mar, acompanhad­o de fortes ventos.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Água do mar chegou a dar ontem à Avenida Murtala Mohamed
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Água do mar chegou a dar ontem à Avenida Murtala Mohamed

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola