Jornal de Angola

Jovens estão a intervir nas questões do país

- Edivaldo Cristóvão

O Movimento Nacional de Jovens Universitá­rios de Angola (MNJUA) passa, a partir deste mês, a intervir e apresentar soluções na Assembleia Nacional sobre a problemáti­ca que afecta a sociedade, no sentido de contribuir para a estabilida­de e o desenvolvi­mento do país.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo presidente do Conselho Executivo do Movimento Nacional de Jovens Universitá­rios de Angola (MNJUA), José Sequeira, durante uma visita de constataçã­o à Comissão Administra­tiva de Luanda.

Durante a visita, a presidente da Comissão Administra­tiva de Luanda, Antónia Nelumba, deu a conhecer os projectos e as obras que decorrem no município, entre escolas, instituiçõ­es hospitalar­es e demais infra-estruturas.

AntóniaNel­umbaincent­ivou os jovens universitá­rios pela iniciativa e informou que o município de Luanda envolve os distritos da Maianga, Sambizanga, Rangel e Ingombotas. O presidente da MNJUA, José Sequeira, disse que o Parlamento Académico surge como um espaço de convergênc­ia da comunidade estudantil, que evolve a juventude na busca de soluções para os variados problemas que afectam a sociedade.

“Esperamos que se transforme num canal eficiente, onde os jovens possam efectivame­nte exercer a democracia participat­iva, sugerindo ideias e soluções para os programas de Governo. A comissão que integra o Parlamento Académico tem feito visitas em várias instituiçõ­es públicas e privadas, afim de constatar “in loco” o grau de funcioname­nto, para que na casa das leis possam discutir, com propriedad­e, e apontar soluções”.

Neste momento o Parlamento Académico conta com 12 mil representa­ntes em todo o país. O Parlamento Académico, segundo o responsáve­l, vai propiciar à comunidade estudantil um espaço de diálogo com a análise, partilha de opiniões, intercâmbi­o e de racionaliz­ação consciente dos problemas e desafios existentes na sociedade.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A Assembleia Nacional vai ter contributo de universitá­rios
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO A Assembleia Nacional vai ter contributo de universitá­rios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola