Jornal de Angola

Angola e Botswana realizam consultas

-

Os Presidente­s de Angola, João Lourenço, e do Botswana, Mokgweetsi Masisi, reúnem-se hoje, no Palácio Presidenci­al, em Luanda, no quadro da visita oficial de 48 horas do Chefe de Estado tswanês, para consultas bilaterais.

Os Presidente­s de Angola, João Lourenço, e do Botswana, Mokgweetsi Masisi, reúnem-se hoje, no Palácio Presidenci­al, em Luanda, no quadro da visita oficial de 48 horas do Chefe de Estado Tswanês, para consultas bilaterais.

Ontem, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado do Botswana recebeu cumpriment­os de boas-vindas do ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, do governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, e do secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António.

Mokgweetsi Masisi, que regressa hoje ao Botswana, faz-se acompanhar dos ministros da Defesa, dos Negócios Estrangeir­os e do Ambiente, entre outros altos funcionári­os do seu Governo.

Angola e Botswana mantêm relações diplomátic­as desde 1975, tendo assinado, em Fevereiro de 2006, um Acordo Geral de Cooperação.

Ambos países são membros da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), que procura consolidar as bases para formar uma zona de comércio livre.

Além destes dois Estados, integram a SADC a África do Sul, Comores, Namíbia, Tanzânia, República Democrátic­a do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, eSwatini, Leshoto, Madagáscar, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.

Angola e Botswana estão também envolvidos no projecto turístico transfront­eiriço Okavango/Zambeze, partilhado ainda pela Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia, num total de 278 mil quilómetro­s quadrados de perímetro para a prática comum do ecoturismo.

Esse projecto regional destina-se também a preservaçã­o e gestão partilhada dos recursos naturais, sendo que Angola possui a segunda maior parcela do projecto, com 87 mil quilómetro­s quadrados, atrás da Zâmbia, que disponibil­izou 97 mil quilómetro­s quadrados.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Masisi foi recebido à chegada pelo ministro da Defesa
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Masisi foi recebido à chegada pelo ministro da Defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola