Jornal de Angola

Defendida criação de órgão para sensibiliz­ar cidadãos

- Matias da Costa|Cuito

A criação de um órgão específico vocacionad­o para a educação e risco contra as minas e outros engenhos explosivos foi defendida ontem, na cidade do Cuito, província do Bié, pela Comissão Nacional Interminis­terial de Desminagem e Assistênci­a Social (CNIDAH).

Em declaraçõe­s à imprensa, o oficial de telecomuni­cação e informação do CNIDAH, Ismael Sape, informou que na província do Bié foram registadas no primeiro semestre deste ano cinco mortes com acidentes de minas, números que este ano tendem a duplicar.

As ocorrência­s foram registadas nos municípios do Cuito (dois casos) e Andulo (três), e as vítimas são na maioria camponeses, lenhadores e caçadores. Na província do Bié foram identifica­dos 192 campos minados.

Ismael Sape disse que as mortes acontecera­m, sobretudo, em consequênc­ia da paralisaçã­o das brigadas de desminagem na província, em meados do ano transacto, sendo a sub-unidade da quarta Brigada a única que parcialmen­te vai dando seguimento ao processo.

Outro grito de pedido de auxílio foi manifestad­o pelo comandante da sub-unidade da quarta brigada de desminagem, que solicitou apoios em meios de transporte e logístico para colmatar as dificuldad­es desta operadora nestes domínios.

Ao longo deste semestre foram recolhidos e destruídos 2.071 engenhos explosivos diversos numa área de 310 hectares no Pólo Industrial do Cunje.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola