Jornal de Angola

Onze cidadãos russos acusados de tráfico de drogas

-

O Ministério Público cabo-verdiano acusou ontem de crimes de tráfico de droga agravado e de associação criminosa onze cidadãos russos detidos em Janeiro num cargueiro no porto da Praia com quase dez toneladas de cocaína a bordo.

De acordo com um comunicado divulgado ontem pela Procurador­ia Geral da República (PGR) de Cabo Verde a que a Lusa teve acesso, em causa está a operação “ESER”, que em 31 de Janeiro conduziu à maior apreensão de droga no país, detectada num navio cargueiro de bandeira do Panamá (de nome “ESER”) que atracou no porto da Praia transporta­ndo 9.570 quilograma­s de cocaína de “elevado grau de pureza”, incinerada pelas autoridade­s, dias depois. Estão acusadas as 11 pessoas detidas desde Janeiro e “que, à data dos factos, exerciam funções no navio”.

Estão “fortemente indiciados” da prática de um crime de tráfico de droga agravado em co-autoria material e concurso real com um crime de adesão à associação criminosa. Como pena acessória, o Ministério Público pede ainda a “expulsão judicial dos arguidos do território cabo-verdiano”.

Foi ainda pedido que sejam declarados como “perdidos a favor do Estado” todos os objectos, bens e produtos apreendido­s no âmbito da operação, desde logo o navio cargueiro “ESER”, de 100 metros de compriment­o e peso total de 3.800 toneladas, além de telemóveis, computador­es portáteis, telefone satélite e equipament­os GPS, “por terem servido para a prática do crime em causa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola