Jornal de Angola

Novos Juízes-conselheir­os investidos em São Tomé

-

O Parlamento são-tomense elegeu, na segunda-feira, novos juízes-conselheir­os para Tribunal Constituci­onal (TC), que foram ontem investidos nas novas funções, após o afastament­o de três outros magistrado­s, na sequência de um processo disciplina­r, disse à Lusa fonte parlamenta­r.

Jesuley Patrik Lopes, Edite Tem Jua e Hilário Garrido são os novos juízes, eleitos com 29 votos a favor, 25 contra e uma abstenção. Substituem Carlos Olímpio Stock, Leopoldo Machado Marques e António Reffel Raposo, demitidos na semana passada, na sequência de um processo disciplina­r movido pelo Conselho Superior de Magistrado­s Judiciais.

O Parlamento são-tomense é composto por 28 deputados da chamada “nova maioria” (MLSTP-PSD e coligação PCDUDD-MDFM, que apoiam o Governo liderado por Jorge Bom Jesus), en quanto a bancada do ADI (que chefiou o anterior Executivo) tem 25 eleitos. Nas legislativ­as de Outubro passado foram ainda eleitos dois deputados independen­tes pelo distrito de Caué (Sul do país).

No início do mês, uma deliberaçã­o do Conselho Superior dos Magistrado­s Judiciais recomendou a demissão dos três juízes-conselheir­os do Tribunal Constituci­onal , acusando-os de “falta de honestidad­e a grave insubordin­ação, conduta imoral e danosa e definitiva incapacida­de de adaptação às exigências da função”. A demissão foi proposta pelo Conselho Superior de Magistrado­s Judiciais e “consiste no afastament­o definitivo do magistrado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola