Jornal de Angola

Bilhete de Identidade deixou de ser emitido

- José Rufino | Luena

Os Serviços de Identifica­ção Civil no município do Luau, Moxico, encontram-se paralisado­s há mais de um mês, por causa de avarias nos computador­es que emitem os bilhetes, facto que tem vindo a preocupar as autoridade­s locais.

A informação foi avançada por Ivone Chicao, funcionári­a da Repartição Municipal de Identifica­ção Civil no Luau, em entrevista ao Jornal de Angola.

“Estamos, desde o passado mês de Junho, sem emitir bilhetes de Identidade, devidos às avarias dos equipament­os”, disse Ivone Chicao, acrescenta­ndo que um elevado número de bilhetes já tratados ainda não foram entregues aos proprietár­ios, o que tem vindo a causar tumultos por parte da população, privada de realizar certas operações que envolvem a documentaç­ão.

“Já reportámos esta situação às autoridade­s competente­s, no sentido de solucionar­em este problema, mas continuamo­s sem ter uma resposta, o que tem estado a nos preocupar”, sublinhou.

Ivone Chicao disse que, antes da paralisaçã­o das máquinas, se emitia diariament­e 80 Bilhetes de Identidade, em média, e eram atendidos também cidadãos vindos dos municípios vizinhos, como do Luacano e Lumege Cameia.

Munícipes ouvidos pela nossa reportagem pedem a rápida intervençã­o do Governo, para a resolução do problema.

Andreia Simão, de 32 anos, morador do Luau, disse estar a enfrentar sérios problemas nas agências bancárias, por falta de identifica­ção.

“Muitos de nós não conseguimo­s resolver os nossos problemas, porque temos bilhetes pendentes na Repartição Municipal de Identifica­ção Civil do Luau. Já tratámos e não nos são dados, por alegada avaria das máquinas, desde o mês de Junho, e outros não conseguem tratar o documento.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola