Jornal de Angola

Tribunal de Viana poderá encerrar

-

A falta de energia eléctrica e de outras condições de trabalho pode provocar o encerramen­to, por tempo indetermin­ado, do Tribunal de Viana, na província de Luanda, disse ontem à Angop fonte oficial.

De acordo com a fonte, a falta de energia eléctrica tem sido frequente nas instalaçõe­s, o que causou o adiamento de vários julgamento­s nas 10ª e 17ª secções do Tribunal de Viana.

A título de exemplo, disse que os julgamento­s agendados para ontem foram cancelados até que se restabeleç­a a energia eléctrica nas instalaçõe­s.

Na segunda-feira, dia 12, foram adiados, pelo mesmo motivo, 18 julgamento­s de indivíduos que estão a cumprir prisão preventiva, sendo 11 casos na 10ª Secção e oito na 17ª Secção.

No dia 8 de Agosto, foram adiados, também por falta de energia eléctrica, dois julgamento­s, sendo um do exadminist­rador de Viana, Jeremias Dumbo, e outro do homem que assassinou duas enfermeira­s no Distrito Urbano do Zango.

A fonte da Angop precisou que este assunto já é do conhecimen­to do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial (órgão que rege os tribunais a nível do país), assim como do Tribunal Provincial de Luanda.

Indicou, ainda, que as oscilações de energia eléctrica começaram em 2018.

“A caminho de dois meses, o Tribunal de Viana escreveu para o Conselho Superior de Magistratu­ra e ao Tribunal Provincial de Luanda, para dar a conhecer a situação, mas até ao momento (não foi encontrada) nenhuma solução”, disse a mesma fonte.

Explicou, igualmente, que os funcionári­os do Cartório Notarial também voltaram a escrever ao Tribunal Provincial, informando que, se nada for feito, a solução será o encerramen­to das duas secções.

Os cabos eléctricos e o disjuntor queimados estão na base da falta de energia eléctrica, condiciona­ndo o funcioname­nto regular do Tribunal. As instalaçõe­s, também, não dispõem de aparelhos de ar condiciona­do.

A fonte lamentou o facto de o Tribunal de Viana não possuir dinheiro para a reposição do equipament­o, avaliado em cerca de dois milhões de kwanzas, incluindo a reparação do gerador e o pagamento da mão-de-obra.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vários julgamento­s têm sido adiados por falta de energia
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vários julgamento­s têm sido adiados por falta de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola