Jornal de Angola

Fronteiras equipadas para travar o ébola

-

Termómetro­s, luvas, material gastável, bem como tendas e detergente­s fazem parte dos equipament­os disponívei­s nos postos fronteiriç­os de Cabinda com as vizinhas Repúblicas do Congo e República Democrátic­a do Congo, para prevenir casos do vírus do ébola, que já fez milhares de vítimas na RDC.

Juliana Wyny, do Departamen­to Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, disse, ontem, à Angop, que os técnicos estão em prontidão nas fronteiras de Yema e Tando Zinze, a sul e sudeste de Cabinda, com a RDC.

As localidade­s de Massabi e Miconje, que fazem fronteira a Norte com a República do Congo Brazzavill­e, foram reforçadas com vários meios médicos, para impedir que qualquer situação possa perigar a saúde das pessoas nestas circunscri­ções e atingir os centros urbanos.

Cabinda, que faz fronteira com os dois Congos, numa enorme extensão, em termos terrestres, fluviais e marítimos, nunca registou nenhum caso de ébola.

Assiste-se a uma maior mobilidade de entrada e saída de cidadãos de ambos lados a partir de Massabi e do Yema.

Para fazer face à vigilância rápida, a equipa multissect­orial de prevenção conta também como apoio da Políciade Guarda Fronteira, bem como com a colaboraçã­o dos serviços sanitários dos países vizinhos ao longo dos postos fronteiriç­os.

O primeiro caso de ébola surgiu a 1 de Agosto de 2018, o que motivou a OMS a declarar, a 20 de Julho, situação de “Emergência de Saúde Pública Internacio­nal.”

Dos 2578 casos diagnostic­ados, registaram-se 1737 mortos, 729 curados e 138 funcionári­os de saúde infectados (41 falecidos).

Dados fornecidos pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças para África indicam que Angola consta de um segundo grupo de países em risco de contaminaç­ão, juntamente com a RCA, República do Congo, Tanzânia e Zâmbia.

O primeiro é formado pelo Burundi, Rwanda, Sudão do Sul e Uganda. Ambos os grupos abarcam cerca de 280 milhões de habitantes.

 ?? ANGOP ?? Meios instalados nas fronteiras para rastreio da doença
ANGOP Meios instalados nas fronteiras para rastreio da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola