Jornal de Angola

Feira do Livro e do Disco aberta ontem na Marginal

- Matadi Makola

A ministra da Cultura, Maria da Piedade, sublinhou ontem, em Luanda, na abertura da 13ª edição da Feira do Livro e do Disco, que, no âmbito do apoio à política do livro, a redução do preço está na agenda do Executivo.

“O Executivo está a trabalhar para que a produção interna seja mais barata, porque o que encarece os livros é a importação. O Governo tem analisado formas de baixar o custo do valor do livro no geral”, sublinhou a ministra.

Maria da Piedade considerou a feira, que termina domingo, uma oportunida­de salutar para quem deseja tomar contacto com o livro e conhecer os grandes autores da literatura angolana e mundial. Realçou que a iniciativa deve ser extensiva às comunidade­s e não confinar-se apenas ao centro da cidade.

Entre os diversos expositore­s, Clarry Dongala, médico e músico, destacou-se por ter levado à feira a sua "livraria criativa", um projecto que consiste em disseminar, por via de discos e palestras, a informação médica em locais que carecem de informação sobre o assunto. “Virado para as comunidade­s, o projecto é uma forma de prevenir, sensibiliz­ar as pessoas a não guardarem as doenças a ponto de levarem os familiares já em estado grave às unidades hospitalar­es”, disse.

Criado há sensivelme­nte dois anos, a iniciativa conta com o apoio institucio­nal do Gabinete da Direcção de Saúde do Governo Provincial de Luanda.

O músico Inó Gonçalves sublinhou o facto de a música contar, desta vez, com a participaç­ão directa de vários protagonis­tas, como Carlos Lamartine, Voto Gonçalves, Tonito Fortunato, Banda Chamavo, Urbanito Filho e outros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola