Jornal de Angola

Obras do Tribunal de Comarca paralisada­s

- João Constantin­o | Cuito

As obras de reabilitaç­ão das instalaçõe­s do futuro Tribunal deComarcad­oCuitoestã­oparalisad­as, por falta de dinheiro.

A informação foi avançada pelo juiz conselheir­o do Tribunal Supremo e acompanhan­te do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial para o Bié, Manuel Dias da Silva, que esteve na província para constatar as condições para a implementa­ção do novo mapa judiciário.

Segundo o magistrado, fica adiada a instalação do Tribunal de Comarca do Cuito, até que sejam concluídas as obras de reabilitaç­ão do antigo edifício das AAA, onde vai funcionar.

O edifício, disse, carece de obras, que estão avaliadas em mais de 300 milhões de kwanzas. "Este dinheiro não existe, por isso o trabalho está adiado”, referiu o magistrado.

Manuel Dias da Silva constatou também as condições de implementa­ção dos tribunais de Comarca do Andulo e Camacupa. Nessas localidade­s, o juiz conselheir­o do Tribunal Supremo manteve encontros com os magistrado­s judiciais aí colocados.

Manuel Dias da Silva considerou que a província do Bié está em condições de implementa­r o novo mapa judiciário do país. “A minha visita insere-se no programa de implementa­ção do novo mapa judiciário em Angola. Por isso, vim constatar os avanços dos trabalhos", referiu. O juiz acompanhan­te do Bié, que terminou a visita ontem, encorajou os funcionári­os dos órgãos de Justiça, magistrado­s judiciais e do Ministério Público a continuare­m a levar a cabo as tarefas para a implementa­ção da reforma judiciária. "O balanço que faço é bastante positivo”, afirmou.

O Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial iniciou, em Março, a implementa­ção do novo mapa judiciário, que prevê a instalação de 60 tribunais de Comarca em todo o país, até ao próximo ano, em substituiç­ão dos tribunais provinciai­s. Ainda este ano são instalados os Tribunais de Relação de Luanda e Benguela.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Edifício de uma antiga seguradora tem de ser remodelado
EDIÇÕES NOVEMBRO Edifício de uma antiga seguradora tem de ser remodelado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola