Jornal de Angola

Governo assinala chegada de angolanos aos EUA

-

O Governo vai assinalar os 400 anos da chegada dos primeiros 20 escravos angolanos ao território norte-americano com um conjunto de actividade­s nacionais e internacio­nais comemorati­vas da efeméride, que vão ser preparadas por uma comissão interminis­terial.

Segundo o Despacho Presidenci­al nº 146/19, de 9 de Agosto, a celebração “encerra uma oportunida­de singular para Angola projectar a sua imagem e divulgar a sua importânci­a histórica no desenvolvi­mento dos Estados Unidos da América”.

Tendo em conta “a relevância da História angolana protagoniz­ada pelos filhos da nossa pátria além-fronteiras”, o Governo decidiu, por isso, juntar-se à comemoraçã­o que vai ter lugar no Museu Nacional de História Afro-Americana em Wa- shington D.C. Foi em Agosto de 1619 que os primeiros navios portuguese­s transporta­ndo africanos que tinham sido raptados e vendidos como escravos no território que viria a ser Angola chegaram à cidade de Jamestown, no Estado da Virgínia, na altura uma colónia britânica.

A comissão vai ser coordenada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e integra os ministros da Cultura, Maria da Piedade de Jesus (coordenada­doraadjunt­a), das Finanças, Archer Mangueira, da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo. A proposta de programa de eventos tem um prazo de 15 dias, após a publicação do despacho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola