Jornal de Angola

Corbyn promete impedir “Brexit” sem acordo

-

O líder do Partido Trabalhist­a britânico, Jeremy Corbyn, prometeu ontem que a sua formação fará “tudo o que seja necessário” para evitar uma saída do Reino Unido da União Europeia ( UE), “Brexit”, sem um acordo.

Ao falar na localidade de Corby, o político acusou os conservado­res de “terem fracassado” na gestão do “Brexit”, marcado para 31 de Outubro, consideran­do que devido a isso todo o país “avança para uma tempestade política e constituci­onal”. Corbyn disse que o Primeiro-Ministro, o conservado­r Boris Johnson, está a conduzir o Reino Unido para “a beira do precipício” ao tentar um “divórcio” abrupto do bloco europeu.

Segundo o líder trabalhist­a, o Governo pretende aproveitar-se da falta de acordo com a UE para “criar um paraíso fiscal para os superricos às portas da Europa e assinar um acordo comercial com (o Presidente norteameri­cano) Donald Trump”.

Assinalou não ter “quaisquer dúvidas” que uma saída sem acordo “destruirá” empregos e abrirá caminho para que empresas de saúde dos Estados Unidos comprem o sistema público de saúde britânico (NHS), advertindo que este “não está à venda”.

Corbyn confirmou os planos para promover uma moção de censura ao Governo de Johnson e, caso esta passe, convocar eleições para dar aos cidadãos britânicos uma oportunida­de de decidirem.

Entretanto, o PrimeiroMi­nistro britânico, Boris Johnson, rejeitou ontem a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos a alertar para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um “Brexit” sem acordo.

O jornal Sunday Times divulgou no domingo o que afirma ser um estudo confidenci­al do Executivo sobre as consequênc­ias mais prováveis de uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo e que refere um período de escassez de combustíve­l, alimentos e medicament­os e caos nos portos britânicos.

Economista­s previram há muito tais cenários, mas os defensores do “Brexit” têm rejeitado as previsões, considerad­as alarmistas.

 ?? DR ?? Líder trabalhist­a britânico
DR Líder trabalhist­a britânico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola