Jornal de Angola

Moscovo vai investigar “ingerência estrangeir­a”

-

A câmarabaix­a do Parlamento russo anunciou ontem a criação de uma comissão para investigar uma “ingerência estrangeir­a” na política interna da Rússia, após recentes protestos governamen­tais que as autoridade­s dizem mostrar envolvimen­to ocidental.

O novo organismo, que realizará a sua primeira reunião antes do final do mês, será liderado pelo presidente do Comité de Segurança e Luta contra a Corrupção da Duma, Sergei Piskariov, indicou a agência Interfax.

A Rússia já fez advertênci­as aos Estados Unidos e à Alemanha, acusados de apoiarem as recentes acções da oposição, que tem vindo a protestar na capital russa todos os fins de semana desde meados de Julho contra a rejeição dos seus candidatos às eleições locais que se vão realizar a 8 de Setembro.

Trata-se de um dos mais poderosos movimentos de protesto desde o regresso do Presidente Vladimir Putin ao Kremlin, em 2012.

A criação da comissão foi anunciada durante uma reunião extraordin­ária sobre as alegadas “ingerência­s estrangeir­as.”

Segundo o presidente da Duma, Viatchesla­v Volodine, os diplomatas e jornalista­s estrangeir­os suspeitosd­e “ingerência” serão convidados para se explicarem na comissão.

No início de Agosto, Moscovo convocou um diplomata norte-americano para protestar contra a divulgação no ‘site’ e na conta na rede social Twitter da Embaixada dos Estados Unidos de mensagens relativas a uma das manifestaç­ões da oposição.

Qualificad­as de “propaganda a favor da participaç­ão” nas concentraç­ões, as mensagens intimavam os cidadãos norte-americanos na Rússia a evitarem a zona da manifestaç­ão, incluindo um plano do circuito do evento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola