Jornal de Angola

Concession­ária assina acordo de cooperação com operadores

-

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombust­íveis (ANPG), a Sonangol e a Chevron Southwest África assinaram ontem, em Luanda, um protocolo de cooperação conjunto para o estudo e avaliação técnica do Bloco 33, anunciou o concession­ário em nota de imprensa.

O documento indica que o acordo visa desenvolve­r o potencial petrolífer­o do Bloco 33, localizado em “offshore”, na bacia do Baixo Congo, além de que, citado na nota, o presidente do Conselho da ANPG, Paulino Jerónimo, considerar ser o apoio à Sonangol a produzir mais e melhor nos blocos em que esteja incluída.

Para o presidente da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, o acordo é vantajoso e qualifica a empresa petrolífer­a nacional no caminho do “core business”: a produção petrolífer­a.

Sendo o acordo uma iniciativa da ANPG, Gaspar Martins deseja que esta parceria seja duradoura, com bons resultados e um modelo de trabalho que venha a ganhar raízes em Angola, com o alto patrocínio da ANPG.

O director-geral da Chevron em Angola, Derek Magness, reconheceu que a parceria vai reforçar o compromiss­o da companhia com Angola, onde, além de operadora, actua como parceiro social e com as comunidade­s que a acolhem.

A Chevron Angola está presente no mercado angolano há mais de 60 anos, segundo Derek Magness, consideran­do esse um período em que foram estabeleci­das relações de confiança benéficas com o Governo.

O Bloco 33 não dispõe de um operador. Caso este trabalho de estudo e avaliação conjunto venha a obter os resultados desejáveis, a Chevron pode vir a assumir o papel, passando a Sonangol a fazer parte do grupo empreiteir­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola