Jornal de Angola

Detonados mais de 300 engenhos

- Alfredo Ferreira | Bengo

Um total de 314 engenhos explosivos, recolhido em várias regiões do Bengo, foi detonado domingo, na localidade do Icau, município do Dande, pela Brigada do Instituto Nacional de Desminagem (INAD).

Segundo o chefe do Departamen­to de Desminagem na província, João Carvalho, entre os engenhos detonados constam 208 projécteis e 106 abuses de morteiros, recolhidos maioritari­amente nos municípios do Dande, Nambuangon­go, Bula Atumba e Dembos.

João Carvalho disse que o INAD removeu, desde o início do ano, mais de três minas anti-pessoais, 40 engenhos explosivos, 700 munições de PKM e 81 munições de caçadeiras. O responsáve­l informou que a Brigada de Desminagem do INAD, que conta com 49 técnicos, não registou, este ano, nenhum caso de morte ou de ferimento por motivo de explosão de engenhos. “Os trabalhos de sensibiliz­ação que temos feito nas comunidade­s, a recolha de engenhos explosivos e a limpeza em campos minados têm contribuíd­o, sobremanei­ra, para evitar acidentes nesta vertente”, disse.

Por outro, Florentino Sebastião Kileba, oficial da Comissão Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a à Humanidade(CNIDAH), fez saber que a província do Bengo ainda possui 56 áreas minadas e 97 zonas suspeitas.

Entre os municípios minados, segundo Florentino Kileba, o Dande é o mais afectado, com 31 zonas, depois se segue Nambuangon­go, com 13. Ambriz, Dembos, Bula Atumba e Pango Alúquem estão a seguir.

Florentino Kileba disse que estas zonas foram identifica­das em 2017, por uma ONG que fez um levantamen­to conjunto com o Governo nos seis municípios que compõem a província do Bengo.

 ?? MARIA JOÃO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bengo ainda tem 56 áreas minadas e 97 zonas suspeitas
MARIA JOÃO| EDIÇÕES NOVEMBRO Bengo ainda tem 56 áreas minadas e 97 zonas suspeitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola