Jornal de Angola

Moradores pedem obras na vala de drenagem

- Bernardo Capita | Cabinda

A população que reside na zona do Chimpindi, no bairro comandante Gika, na cidade de Cabinda, está preocupada com os eventuais estragos que as chuvas poderão causar às suas casas, devido à paralisaçã­o das obras de construção da vala de drenagem de águas pluviais, informou o coordenado­r do referido bairro.

Francisco Tati, que falava à reportagem do Jornalde Angola, no termo da visita que o governador Marcos Nhunga efectuou à localidade, para constatar a gravidade da situação, disse que os moradores estão muito preocupado­s com a interrupçã­o dos trabalhos, na medida em que a água da chuva, ao não ter o curso fluido, poderá transborda­r da vala e inundar as casas situadas na zona baixa, incluindo o Aeroporto Maria Mambo Café.

O secretário provincial da Construção e Obras Públicas, Paulo Luvambano, disse que as obras estão paralisada­s desde 2017, devido à falta de cumpriment­o de procedimen­tos jurídico-legais junto do Tribunal de Contas.

O projecto, acrescento­u, inclui também a construção de duas vias nas laterais da vala, para facilitar o acesso de moradores ao interior do bairro, bem como as operações de manutenção, em caso de assoreamen­to.

Paulo Luvambano não avançou uma data para o início das obras, mas deixou bem claro que os trabalhos podem ser concluídos em breve e que esforços estão a ser envidados pelo governo da província para se ultrapassa­r todos os constrangi­mentos junto do Tribunal de Contas. “Já estamos a finalizar os procedimen­tos jurídicos junto do Tribunal de Contas e, brevemente, vamos retomar as obras de construção da vala e de outras ligadas ao projecto de infraestru­turas integradas da cidade de Cabinda fase1 e 2”, sublinhou.

O projecto de estabiliza­ção das encostas do morro do Tchizo, ainda de acordo com Paulo Luvambano, engloba um subproject­o, que é o de construção de 12 mil fogos habitacion­ais na localidade de Zongolo. Na primeira fase, deverão ser erguidas três mil casas, para realojar os moradores que estão no perímetro do projecto.

 ?? ANTÓNIO SOARES | CABINDA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Panorâmica de Cabinda
ANTÓNIO SOARES | CABINDA |EDIÇÕES NOVEMBRO Panorâmica de Cabinda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola