Jornal de Angola

Candidatos submetidos a testes na quinta-feira

- Manuela Gomes

Os testes de candidatur­a de acesso às 300 vagas anuais para licenciado­s com mérito académico para as melhores universida­des do mundo serão realizados na quinta-feira e não hoje, como inicialmen­te estava previsto, informou ontem, em Luanda, uma fonte do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a fonte, o adiamento deve-se a questões preparatór­ias, como a divulgação da lista dos candidatos aprovados aos exames e avaliação dos inscritos. Disse que as listas podem ser consultada­s nos portais www.ciencia.ao e www.inagbeonli­ne.com do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) e também disponívei­s os links com os tópicos das provas a se realizar.

Relativame­nte ao preenchime­nto das 300 vagas, adiantou que este número será preenchido em função da aprovação dos candidatos. Lembrou que, das inscrições feitas online, até ao momento estão já matriculad­os perto de 500 candidatos.

O programa reserva anualmente 300 bolsas de estudo para estudantes com elevado desempenho e mérito académico, que são enviados para as melhores universida­des do mundo. Saúde, Engenharia, Tecnologia, Ciências Agrárias, Sociais e Humanas são as áreas prioritári­as.

Para concorrer à bolsa, é exigida a média mínima de 16 valores e ter até 30 anos para o mestrado e 35 anos para o doutoramen­to.

Das bolsas de estudo, estão disponívei­s 60 vagas para especialid­ades médicas, 150 para mestrado e 90 para o doutoramen­to.

O envio de 300 estudantes anualmente enquadra-se num calendário estratégic­o que visa responder às exigências mais complexas do desenvolvi­mento socioeconó­mico, científico e tecnológic­o do país e está alinhado ao Programa de Desenvolvi­mento Nacional 2018/2020, que representa uma aposta na formação de quadros para que o país se possa dotar mais rápido de profission­ais altamente qualificad­os para tarefas e funções mais complexas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola