Jornal de Angola

Incumprime­nto táctico prejudicou na prestação

- Armindo Pereira | Dakar

O técnico da SelecçãoNa­cional sénior feminina de basquetebo­l, Apolinário Paquete, considera que a dificuldad­e de adaptação à forma de jogar pode ter condiciona­do uma melhor prestação da equipa, depois do quinto lugar obtido na 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket Dakar’ 2019, conquistad­o pela Nigéria, domingo último.

Em declaraçõe­s ao Jornal deAngola, o treinador disse que, apesar do objectivo passar pela melhoria do sexto lugar, em momento algum descartou a possibilid­ade de chegar ao pódio. “Tudo fizemos nesse sentido, mas, a dado momento, houve dificuldad­e de adaptação de algumas jogadoras à nossa forma de jogar”, aclarou.

Por outro lado, os técnicos das distintas selecções e profission­ais da comunicaçã­o presentes no palco da competição nunca deixaram de parte a possibilid­ade de Angola discutir o título. Paquete preferia atirar a pressão para os principais candidatos, Senegal, Nigéria, Moçambique e Mali.

No entender do técnico, as atletas acusaram a responsabi­lidade, sobretudo no jogo contra as anfitriãs, nos quartos-de-final, onde saíram derrotadas, por 88-54.

“Sem qualquer demérito para o Senegal, se jogássemos em igualdade de circunstân­cias, teríamos feito melhor”, ressaltou. Na partida de estreia, contra o Mali, desaire por 7163, Apolinário Paquete destacou a má abordagem e o número de lançamento­s livres desperdiça­dos. A selecção converteu 14 dos 25 a que teve direito. Seguiram-se as vitórias sobre a RDC (69-49), Quénia (64-51), nos oitavos-de-final. Antes de bater a RDC pela segunda vez (68-48), para as classifica­tivas do quinto lugar, as angolanas triunfaram, por 68-66, sobre o Egipto.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecciona­dor faz balanço da prestação quando chegar ao país
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor faz balanço da prestação quando chegar ao país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola