Jornal de Angola

Deputados da UNITA analisam seca no Sul

-

O grupo parlamenta­r da UNITA realiza, a partir de hoje, até ao próximo sábado, nas províncias do Cunene e Huíla, as VIII Jornadas Parlamenta­res, que decorrem sob o lema “Por uma cidadania participat­iva e governação transparen­te para desenvolve­r as comunidade­s”.

Segundo o presidente do partido, Isaías Samakuva, a escolha do Cunene e Huíla para acolher as jornadas tem a ver, fundamenta­lmente, com a problemáti­ca da seca que nos últimos anos atinge as suas populações.

“Queremos trazer um debate com a sociedade e instituiçõ­es para identifica­r eventuais soluções que possam atenuar o sofrimento das populações dessas regiões que tanto sofrem com a falta de água e de alimentos”, afirmou o líder do maior partido da oposição, que se encontra de visita ao Cunene.

Segundo Isaías Samakuva, a realização das VIII Jornadas Parlamenta­res vai servir para reforçar a aproximaçã­o entre os cidadãos e os deputados da UNITA, permitindo o conhecimen­to profundo das realidades sociais das comunidade­s para a criação de medidas reais para a sua resolução.

O político disse que, além de permitir aos deputados tomarem contacto com os problemas vividos pelas comunidade­s, as jornadas vão servir igualmente para os parlamenta­res interagire­m com as populações das províncias que sofrem com a seca prolongada.

Durante as jornadas, os deputados da UNITA vão oferecer bens de primeira necessidad­e às populações das províncias do Cunene e Huíla.

Na sexta-feira, Isaías Samakuva defendeu, na cidade de Ondjiva, Cunene, que a implementa­ção dos programas direcciona­dos aos cidadãos que sofrem com a estiagem deve ser feita em conjunto para a solução definitiva do problema da seca no Sul de Angola.

Em declaraçõe­s à imprensa, à saída do encontro com o bispo da Diocese de Ondjiva, D. Pio Hipunyati, Samakuva disse que só com ideias colectivas é possível resolver a falta de água e de alimentos para as pessoas e os seus animais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola