Jornal de Angola

Cabo Ledo acolhe exercícios militares

-

As Forças Armadas Angolanas (FAA) procedem hoje, na localidade de Cabo Ledo, mais de cem quilómetro­s de Luanda, à abertura dos Exercícios Felino 2018/2019, no âmbito da componente de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os exercícios, que se estendem até ao dia 27 deste mês sob a égide das Nações Unidas, têm como objectivo manter e optimizar a capacidade de intervençã­o dos efectivos militares em missões de Apoio à Paz e Ajuda Humanitári­a.

O discurso de abertura é proferido pelo chefe do Estado-Maior General das FAA, Egídio de Sousa Santos.

Nos exercícios devem participar 1.428 efectivos nacionais e estrangeir­os. A Força Aérea Angolana disponibil­izará duas aeronaves, uma do tipo IL-76 e outra AN-72, e ainda dois helicópter­os “Augusta”, enquanto a Marinha de Guerra fornecerá navios e lanchas de patrulha, e uma companhia de fuzileiros navais.

Para a realização dos Exercícios Felino 2018/2019 Angola vai ainda fornecer, dentro das limitações práticas impostas pelas circunstân­cias do momento, apoio médico e medicament­oso às delegações estrangeir­as e disponibil­izar meios e infra-estruturas necessária­s para o evento.

Os exercícios serão desenvolvi­dos por uma força no terreno constituíd­a por subunidade­s representa­tivas e conjuntas das FAA, sob a direcção de um comando do Estado-Maior de uma “taskforce” conjunta e combinada da CPLP.

A equipa integrará oficiais militares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Forças Armadas Angolanas estarão em peso nos exercícios
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Forças Armadas Angolanas estarão em peso nos exercícios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola