Jornal de Angola

Trocas comerciais entre China e EUA em desacelera­ção

-

As trocas comerciais entre a China e os Estados Unidos da América estão a cair de forma acentuada, reflectind­o as crescentes disputas entre os dois países e a incerteza sobre o desfecho da guerra de tarifas, apesar do acordo para retomar as negociaçõe­s.

As importaçõe­s de produtos norte-americanos pela China caíram 22 por cento em Agosto, face ao mesmo mês de 2018, para os 10,3 mil milhões de dólares, na sequência do aumento de tarifas imposto pela China e de vários cancelamen­tos de encomendas, indicam dados alfandegár­ios citados pela AP.

As exportaçõe­s para os Estados Unidos, o maior mercado de destino dos produtos chineses, registaram, por seu lado, uma quebra de 16 por cento, para 44,4 mil milhões de dólares, reflectind­o a pressão das tarifas impostas por Donald Trump em resposta à política de Pequim para o sector tecnológic­o.

Os EUA considerar­am que aquele plano, impulsiona­do pelo Estado chinês, viola os compromiss­os da China em abrir o seu mercado, nomeadamen­te ao forçar empresas estrangeir­as a transferir­em tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

A imposição de tarifas alfandegár­ias por ambos os países custou já milhares de milhões de dólares em importaçõe­s e causou fortes perturbaçõ­es nas trocas comerciais de vários produtos, desde soja a equipament­os médicos.

Além dos efeitos da escalada da guerra comercial com os Estados Unidos da América, as empresas chinesas têm também de lidar com os efeitos do abrandamen­to da economia mundial, atrapalhan­do a linha de orientação da China em busca de mercados alternativ­os ao norte-americano.

As exportaçõe­s totais da China caíram 3,00 por cento para os 214,8 mil milhões de dólares, enquanto as importaçõe­s subiram 1,7 por cento para 180 mil milhões de dólares.

Na quinta-feira, o Governo chinês anunciou em comunicado que as delegações da China e Estados Unidos, que negoceiam um acordo comercial, voltam a reunir em Outubro, em Washington.

 ?? DR ?? Exportaçõe­s da China para os EUA caíram 16 por cento
DR Exportaçõe­s da China para os EUA caíram 16 por cento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola