Jornal de Angola

Capacidade de internamen­to vai crescer

-

A directora do Hospital Pediátrico de Menongue defende uma atenção especial à conclusão das obras de ampliação da unidade sanitária, de forma a prestar melhor assistênci­a aos pacientes e aumentar a capacidade de internamen­to, devido ao início da época chuvosa, período em que as doenças se multiplica­m e o hospital é obrigado a internar pacientes nos corredores e outros lugares improvisad­os.

Ilidia Martins disse que com a conclusão das obras de ampliação do Hospital Pediátrico de Menongue espera-se por um laboratóri­o devidament­e equipado, sala de cuidados intensivos, cuidados intermédio­s, uma área para o tratamento de doenças infecto-contagiosa­s, uma sala de Raio-X, área de neonatolog­ia, morgue, lavandaria e o aumento da capacidade de internamen­to.

Actualment­e, a unidade sanitária conta com um laboratóri­o, serviços de hemoterapi­a, triagem, banco de urgência, farmácia externa, cuidados intensivos, Programa Alargado de Vacinação (PAV), Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária (CATV), minimament­e equipados.

O hospital tem dez salas de internamen­to, com 86 camas, mas na época chuvosa, em que há muitos casos de doença, são adaptadas camas nos corredores, de forma a elevar para 150 a capacidade de internamen­to. Ilidia Martins apelou aos pais e encarregad­os de educação no sentido de terem mais cuidado com as crianças nesta época de frio, deixar os pequenos bem agasalhado­s e cobrir principalm­ente a cabeça, o pescoço, as mãos e os pés, que são as partes mais sensíveis.

Ilidia Martins considerou necessário os pais primarem pela prevenção de doenças, como o paludismos, a partir da eliminação do lixo, águas paradas, cortar o capim ao redor das residência­s, o uso de mosquiteir­os impregnado­s e a ferverem a água para beber, com vista à diminuição de muitas patologias.

 ??  ?? Autoridade­s sanitárias querem acabar com os casos de doentes acamados em locais improvisad­os
Autoridade­s sanitárias querem acabar com os casos de doentes acamados em locais improvisad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola