Jornal de Angola

Adeus com honra pela porta pequena

- Anaximandr­o Magalhães | Beijing

O adeus ao veterano poste Eduardo Mingas, 40 anos, 1,98 metros, que o consagra como único angolano a disputar cinco Campeonato­s do Mundo sénior masculino de basquetebo­l, foi organizado pela FIBA e testemunha­do também por jogadores adversário­s e dos cerca de 12 mil espectador­es, que marcaram presença no Pavilhão Wukeson Sport Center, na cidade de Beijing, China, onde a 15 deste mês é disputada a final.

Apesar de ter atingido marca memorável, Mingas sai de cena ao serviço do combinado nacional pela “porta pequena”. Nem a igualdade no número de partidas realizadas num campeonato, 23, tal como o antigo “capitão” Joaquim Gomes “Kikas”, distancian­do-os dos 55 jogadores que já defenderam as cores nacionais na maior prova do calendário de competiçõe­s da FIBA, suavizaram a despedida inglória. E o próprio reconhece. “O meu último jogo foi contra a Itália, porque nunca fiz parte das opções, infelizmen­te”. Questionad­o se deixa magoado o convívio da selecção garante: “não, mas parto numa boa altura”.

Estreado em 2002, no Mundial de Indianápol­is, nos EUA; seguiram-se as presenças no Japão(2006), Turquia (2010) Espanha (2014) e China (2019).

Neste Mundial disputou apenas dois jogos. O primeiro foi frente à Sérvia, onde jogou somente durante cinco minutos e 34 segundos, dos 40 reservados para o encontro. Neste desafio o “Rei Leão”, uma das alcunhas por que é tratado no balneário pelos colegas, converteu dois pontos. Contra a Itália fez 15 minutos e 38 segundos, e voltou a marcar os mesmos pontos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola