Jornal de Angola

Mugabe vai ser sepultado domingo em monumento reservado aos heróis

-

Os restos mortais de Robert Mugabe vão ser sepultados no Heroes Acre, monumento reservado aos heróis nacionais e à elite política, anunciou o Governo do Zimbabwe, no início de vários dias de luto pelo antigo Chefe de Estado.

Segundo a Associated Press, Mugabe, que morreu na sextafeira, aos 95 anos, em Singapura, será sepultado no National Heroes Acre, em Harare, local reservado aos que fizeram grandes sacrifício­s durante a guerra contra a minoria branca, que governava o país e que dedicaram a vida ao desenvolvi­mento do Zimbabwe, antiga Rodésia do Sul.

Leo Mugabe, sobrinho do ex-Presidente e porta-voz da família, citado pela agência Associated Press, adiantou que as datas do funeral e da chegada do corpo ao Zimbabwe ainda não são conhecidas. “Os preparativ­os não estão terminados”, disse, numa mensagem escrita.

Localizado numa colina e projectado com o apoio de arquitecto­s da Coreia do Norte, o local com uma ampla vista sobre Harare, é construído em mármore e granito ostenta uma estátua de bronze de três guerrilhei­ros combatente­s pela independên­cia.

O ex-Presidente, que esteve no poder durante 37 anos, é considerad­o por muitos herói nacional, apesar de décadas de governação que mergulhara­m o país em grandes dificuldad­es económicas e com informaçõe­s de abusos de poder e violações dos direitos humanos. Mugabe foi forçado a deixar o poder pelos militares, em Novembro de 2017.A bandeira nacional está a meia haste em todo o país, mas não houve cerimónias públicas a assinalar a morte de Robert Mugabe, que recebeu elogios, sobretudo de membros do seu partido e dos militares.

O jornal “Herald”, crítico de Mugabe quando ele foi forçado a renunciar e expressou apoio à oposição, lançou uma edição comemorati­va, elogiando, num editorial, a “postura intransige­nte em relação aos direitos dos africanos”.

 ??  ??
 ?? DR ?? Ex-Presidente do Zimbabwe faleceu aos 95 anos em Singapura
DR Ex-Presidente do Zimbabwe faleceu aos 95 anos em Singapura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola