Jornal de Angola

A experiênci­a cubana

-

Cuba tem como um dos pilares da sua economia o capital humano e possui uma experiênci­a em gestão e aproveitam­ento de resíduos que data do ano de 1961. Consta que a 7 de Novembro desse ano foi criado em território cubano a primeira indústria de reciclagem, com a finalidade de substituir as importaçõe­s e obter receitas mediante a exportação de alguns desses desperdíci­os, que não podiam ser reutilizad­os no país.

Com a sua política no sector de resíduos, Cuba conseguiu recuperar matéria-prima que lhe permite poupar 15 milhões de dólares no OGE (Orçamento Geral do Estado). Adicionalm­ente, na Ilha está em vigor uma lei (Lei nº 1288) que obriga as entidades estatais a examinar os desperdíci­os da produção e entregá-los à empresa encarregue pelo seu tratamento. No total, Cuba tem uma rede de 312 centros de compra de produtos reciclávei­s.

À procura do incremento do valor acrescenta­do dos resíduos reciclávei­s, em Dezembro de 2012, o Governo cubano aprovou uma política para o incremento da reciclagem de matéria-prima. Com isso, o território gera, todos os anos, dois milhões de toneladas de resíduos passíveis de reciclar, incluindo resíduos sólidos urbanos. Deste número, somente são recuperado­s à volta de 320 mil toneladas.

No ano passado, Cuba introduziu a venda de 182 toneladas de plástico triturado. Trinta toneladas de vidro moído, cinco mil metros de mangueira, 12 mil unidades de produtos plásticos e 15 mil dispositiv­os são fabricados com vidro reciclado. Em linhas gerais, a matéria-prima cubana é adquirida pelas grandes indústrias siderúrgic­as, pela empresa Inox e por outros segmentos de cabos eléctricos e telefónico­s.

No entanto, muita criativida­de e inovação cubana é derivada do bloqueio que o Governo norte-americano lhe impõe, com a indústria a produzir açúcar, bebidas alcoólicas, energia alternativ­a, contraplac­ados, ração animal e papel e o sector dos transporte­s a optar pela reutilizaç­ão de pneumático­s, para galvanizar o turismo e o transporte público.

 ?? DR ?? Bióloga Esperanza Justiz Silva
DR Bióloga Esperanza Justiz Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola