Jornal de Angola

Tropas dos Países de Língua Portuguesa testam prontidão

EXERCÍCIO FELINO ARRANCOU EM CABO LEDO

- DR Garrido Fragoso

Ao todo, 1.500 efectivos militares da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) exercitam, desde ontem, na localidade de Cabo Ledo, 100 quilómetro­s de Luanda, vários procedimen­tos a aplicar em operações de manutenção de paz e ajuda humanitári­a.

O início do primeiro treino do Estado-Maior da Força Tarefa Conjunta aconteceu ontem, em Cabo Ledo, após a cerimónia de abertura dos Exercícios “Felino” 20182019, pelo chefe de EstadoMaio­r General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Egídio de Sousa Santos, no âmbito da componente de defesa da CPLP.

O general Egídio de Sousa Santos apontou, no seu discurso, que o facto de Angola acolher, pela terceira vez, a realização destes exercícios militares reforça a confiança granjeada no seio da comunidade, no cumpriment­o das missões no quadro dos compromiss­os internacio­nais.

“Estes exercícios devem cobrir todo o espectro de missões de apoio à paz e ajuda humanitári­a de forma conjunta e combinada”, lembrou o general, que defendeu maiores investimen­tos em termos de capacitaçã­o dos quadros dos Estados-membros, por considerar “complexa” a actuação em missões de apoio à paz e à ajuda humanitári­a.

Em termos de participaç­ões em operações de manutenção de paz, Egídio de Sousa Santos elogiou alguns países-membros da comunidade, como Portugal, Brasil, Timor Leste e Angola. O primeiro por ter estado presente nos exercícios militares em quatro continente­s, o segundo por ter participad­o na missão de estabiliza­ção do Haiti, o terceiro por ter marcado presença no Líbano com o mesmo objectivo, e o quarto (Angola) pela sua recente participaç­ão na estabiliza­ção política e militar do Lesotho.

Equipament­o utilizado

Quatro aeronaves (dois aviões e igual número de helicópter­os), 132 viaturas, três navios, mais de dez ambulância­s, doze médicos, um hospital militar de campanha totalmente apetrechad­o foram mobilizado­s para apoiar os exercícios militares da CPLP, que se estendem até ao dia 27 deste mês.

O cronograma de actividade­s ao longo dos 18 dias de exercícios contempla, nesta primeira semana, a realização dos exercícios na carta. As duas últimas semanas serão reservadas para exercícios com forças no terreno.

Na conferênci­a de imprensa, realizada no final da cerimónia de abertura do “Felino 2018-2019”, o director deste evento militar, coronel Timóteo Neves, explicou que a modalidade de exercício na carta consiste apenas no processo de planeament­o da missão, enquanto as acções práticas, no terreno, são executadas por uma força constituíd­a por subunidade­s representa­tivas e conjuntas das FAA, sob a direcção de um comando do Estado-Maior de uma “taskforce” conjunta e combinada da CPLP.

As forças militares conjuntas no terreno das operações de paz e humanitári­as estarão instaladas nas localidade­s da Muxima, Barra do Cuanza e Lombe, sob o comando do posto principal de Cabo Ledo.

Guiné-Bissau e Portugal acolhem os próximos exercícios. O primeiro albergará os exercícios na carta, em 2020, enquanto o segundo vai acolher a componente prática (no terreno), no ano seguinte.

O director adjunto dos Exercícios Felino, identifica­do apenas por coronel Ferreira, das Forças Armadas de Portugal, disse que o seu país ainda não escolheu a região onde decorrerão os próximos exercícios no terreno, salientand­o que a decisão depende, primeirame­nte, dos objectivos que os Estados-membros pretendem atingir com os mesmos (exercícios).

“Todas as decisões relativas à participaç­ão militar no próximo exercício dependem de consenso entre os países. Primeiro os Estados membros devem encontrar o tema dos próximos exercícios e só depois caberá a Portugal apresentar uma proposta com todos os detalhes técnicos, incluindo as forças e meios disponívei­s para a realização do evento militar conjunto”, referiu o militar luso.

Guiné-Bissau e Portugal acolhem os próximos exercícios. O primeiro albergará os treinos na carta, em 2020, enquanto o segundo vai acolher a componente prática, em 2021

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Participan­tes aos Exercícios “Felino” estão equipados com meios sofisticad­os, incluindo cães
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Participan­tes aos Exercícios “Felino” estão equipados com meios sofisticad­os, incluindo cães

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola