Jornal de Angola

Cozinhas comunitári­as instaladas no Cunene

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

O governador do Cunene, Vigílio Tyova, anunciou, na cidade de Ondjiva, a implementa­ção, ainda este mês, do Projecto de Cozinhas Comunitári­as em toda província, junto às escolas, comunas e outros locais de maior concentraç­ão de pessoas, “com o propósito de diminuir absentismo escolar, devido a fome que se verifica na região.

Vigílio Tyova, falava num encontro com deputados da 9ª Comissão da Assembleia Nacional, disse que o projecto é extensivo também às pessoas vulnerávei­s, idosas e crianças órfãs. Acrescento­u que, no âmbito do Programa da Segurança Alimentar, o Governo local, pretende criar o Banco Alimentar com produtos diversific­ados para evitar mortes de pessoas por fome, “mas está pretensão está condiciona­da a disponibil­idade financeira” .

O governador pediu aos deputados para persuadire­m os colegas a “aprovarem com urgência”, os programas de Emergência de Combate à Seca e a Fome, no Sul do país.

Segundo Vigílio Tyova, o Presidente da República, João Lourenço, orientou o Ministério das Finanças a inserir no orçamento da província de 2020 a 2022, os programas de Combate à seca e a fome.

“Entendemos implementa­r estes dois programas de forma a manter assistênci­a alimentar e distribuiç­ão de água às populações, até que se encontra uma solução definitiva,” assegurou o governador do Cunene.

A coordenado­ra adjunta da 9ª Comissão da Assembleia Nacional, Maria Magalhães, disse que os deputados vão levar as informaçõe­s da situação da seca no Cunene à Assembleia Nacional, para se encontrar soluções urgentes .

Maria Magalhães afirmou que os deputados, enquanto representa­ntes do povo, têm de encontrar uma solução para ajudar o Governo da Província a resolver os problemas que afectam às populações. “Fazemos tudo para que estes dois programas solicitado­s pelo Governo do Cunene estejam no Orçamento Geral do Estado para que se possa resolver a problemáti­ca da seca na província”, salientou.

 ??  ??
 ?? DR ?? Autoridade­s querem organizar a confecção de alimentos em toda a província
DR Autoridade­s querem organizar a confecção de alimentos em toda a província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola