Jornal de Angola

Presidente da República apresenta a nova Angola

Chefe de Estado está, desde ontem, em Brazzavill­e, onde participa, hoje, num encontro que pretende reflectir o desenvolvi­mento sustentáve­l

- João Dias | Brazzavill­e

O Presidente da República, João Lourenço, está desde a tarde de ontem na capital da República do Congo, Brazzavill­e, onde participa, hoje, na 5ª edição do Fórum Investir em África (FIA), uma iniciativa do Governo congolês em parceria com o Banco de Desenvolvi­mento da China e o Banco Mundial.

Ido de Doha, Qatar, onde cumpriu uma visita oficial de dois dias, o Chefe de Estado angolano desembarco­u ontem a tarde no Aeroporto Internacio­nal Maya-Maya, onde foi recebido pelo Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso. Do lado de fora do aeroporto, dezenas de angolanos, residentes em Brazzavill­e, acenavam para o Presidente.

De acordo com o programa, o FIA terá lugar no Centro Internacio­nal de Conferênci­as de Kintélé, construído numa área de cerca de oito hectares e com um auditório de mais de oito mil metros quadrados e uma capacidade para 1.500 pessoas, além de uma sala de reuniões para 75 Chefes de Estado.

É neste local que o Presidente João Lourenço terá uma intervençã­o de dez minutos na qual não só se debruçará sobre as questões do continente, mas também será, certamente, uma oportunida­de para apresentar a nova Angola com as potenciali­dades e oportunida­des de negócios às dezenas de investidor­es de várias partes do mundo e de distintos ramos da economia.

A quinta edição do FIA começa hoje, em Brazzavill­e, e estende-se até quinta-feira. O enfoque recai para a necessidad­e de “Diversific­ação económica e criação de emprego nos países africanos”. Daí que os painéis estejam voltados para a análise de aspectos relativos ao progresso conseguido e os caminhos a seguir através da troca de experiênci­a em matéria de mobilizaçã­o de investimen­tos do sector privado, paralelame­nte aos esforços do sector público. O objectivo é estimular, no continente, a actividade económica e a criação de emprego.

Dividido em cinco painéis, o FIA tem em agenda o debate de temas como “o desenvolvi­mento do capital humano”, “economia numérica e inovação” e “parcerias público-privadas e clima de investimen­tos”, “industrial­ização e redes globais de valores”, bem como “soluções inteligent­es para ambiente e energia”. O FIA está a ser organizado pelo governo da República do Congo, Ministério chinês das Finanças, Banco de Desenvolvi­mento da China e Banco Mundial.

Confirmada­s estão já as presenças dos Chefes de Estado da República Democrátic­a do Congo, Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, e da República Centro Africana, Fautin-Archange Touadéra. A Guiné Equatorial, Togo, Guiné e a China enviaram representa­ntes. O Banco Mundial e a Comissão da União Africana, entre outras organizaçõ­es, marcam presença no FIA.

O Fórum Investir em África, instituído em 2015 como plataforma internacio­nal para promover a cooperação multilater­al e as oportunida­des de investimen­to no continente africano, reúne parceiros do sector privado e público da China e de países africanos, instituiçõ­es internacio­nais e regionais. O objectivo é aprofundar o diálogo sobre políticas de desenvolvi­mento, trocar experiênci­as e abordar questões em torno das oportunida­des de negócios numa perspectiv­a duradoura e sustentáve­l.

O FIA realiza-se regularmen­te no mês de Setembro de cada ano. A primeira edição aconteceu em 2015, na cidade de Addis Abeba. A segunda decorreu em 2016, em Guangzhou, na China. A capital senegalesa, Dakar, acolheu a terceira, enquanto a quarta teve lugar em Changsha, China.

 ?? DOMBELE BERNARDO | BRAZZAVILL­E | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, recebeu ontem o homólogo angolano no Aeroporto Internacio­nal Maya-Maya
DOMBELE BERNARDO | BRAZZAVILL­E | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, recebeu ontem o homólogo angolano no Aeroporto Internacio­nal Maya-Maya

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola