Jornal de Angola

Subsídio ao combustíve­l agrícola é insustentá­vel

-

O presidente do Conselho de Administra­ção da AGT considerou, no Waku-Kungo, insustentá­vel o subsídio aos combustíve­is para o sector agrícola, por ser uma despesa que se repete todos os anos, instando o Governo e empresário­s a procurarem soluções para a questão da produção e consumo de energia.

Sílvio Burity sublinhou, citado pela Angop, numa reunião com empresário­s do sector agrícola da província do Cuanza-Sul realizada no sábado, que o subsídio está ligado à necessidad­e da redução de custos com combustíve­is, para manter a funcionar geradores, moto-bombas, pivôs e outros equipament­os.

“Temos de trabalhar a olhar para o problema, que é a distribuiç­ão de energia eléctrica: então, unam-se ao Governo para olhar para a direcção correcta”, exortou o líder da Administra­ção Geral Tributária (AGT).

Uma questão levantada pelos empresário­s está relacionad­a com as taxas de importação e tractores e materiais usados, ao que Sílvio Burity respondeu lembrando que, actualment­e, o sector agrícola beneficia de tratamento diferencia­do, porque os outros sectores pagam uma taxa de Imposto Industrial de 30 por cento, quando a taxa para o sector agrícola é de 15, podendo ainda usufruir de um consideráv­el conjunto de benefícios.

“Há um conjunto de instrument­os que devem ser explorados pelos empresário­s antes de solicitare­m novos instrument­os. Se não explorar os que existem, não vamos saber se vão ao encontro das vossas necessidad­es, se podem ser melhorados ou substituíd­os”, reforçou.

 ?? CONTREIRA PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sílvio Burity pede solução de poupança assente na produção de energia
CONTREIRA PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Sílvio Burity pede solução de poupança assente na produção de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola