Jornal de Angola

Paris defende distensão na relação com a Rússia

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os francês, JeanYves Le Drian, considerou ontem que “está na altura” de “reduzir a desconfian­ça” em relação à Rússia.

“Está na altura, o momento é propício a trabalhar para reduzir a desconfian­ça”, disse Le Drian à imprensa, após um encontro, em Moscovo, dos ministros dos Negócios Estrangeir­os e da Defesa dos dois países. “Viemos propor, em nome do Presidente da República, uma nova agenda de confiança e de segurança”, acrescento­u.

O encontro de ontem, que se enquadra num diálogo intergover­namental, é o primeiro desde 2012, mas sobretudo desde 2014, quando a anexação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia fez aumentar a tensão nas relações dos países ocidentais com a Rússia e levou à imposição de sanções europeias e norte-americanas ao país. “Continuamo­s a não ter a mesma visão”, disse, por seu lado, a ministra da Defesa francesa, Florence Parly. "Mas é importante falarmos, evitarmos incompreen­sões, fricções”, acrescento­u.

Para Le Drian, a troca de prisioneir­os russos e ucranianos, concretiza­da no fimdeseman­a é um indicador de que há “uma janela de oportunida­de” para procurar formas de pôr fim ao conflito no Leste da Ucrânia.

“Há uma janela de oportunida­de, uma janela de apaziguame­nto”, disse ,Le Drian, acrescenta­ndo queémuitoc­edo para falar de um levantamen­to das sanções económicas.

 ?? DR ?? Ministro dos Negócios Estrangeir­os da França, Yves Le Drian
DR Ministro dos Negócios Estrangeir­os da França, Yves Le Drian

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola